INVESTIGAÇÃO JAPONESA: Identificado gene associado à depressão e ansiedade
Investigadores do Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa, no Japão, descobriram que o gene Tob, associado ao cancro, também desempenha um papel importante na redução da depressão, medo e ansiedade.
Os investigadores expuseram ratos ao stress e viram aumentos nos níveis da proteína Tob.
Em seguida, utilizaram ratos que tinham nascido sem o gene Tob e encontraram um aumento da depressão, medo e ansiedade.
Os investigadores verificaram ainda que quando os ratos com o gene foram colocados todos os dias num local que evocava más memórias, perderam o medo com o tempo, no entanto, os que não tinham o gene Tob mostraram níveis crescentes de medo mesmo depois de vários dias.
A investigação mostrou que a conectividade entre o hipocampo e o córtex pré-frontal, que regulavam a resistência do cérebro ao stress, foi alterada quando o gene Tob foi removido.
Os investigadores injectaram então o gene Tob no hipocampo de ratos sem o mesmo, deixando-o inexistente em outras partes do corpo, e verificaram que os níveis de medo e depressão voltaram ao normal, no entanto estes ratos registaram ainda um aumento na ansiedade.
Os investigadores fizeram então o contrário, criaram um rato que não tinha o gene Tob nas células do hipocampo, mas que o tinha nas células do resto do corpo. Neste caso, descobriram que estes ratos registaram níveis normais de ansiedade, mas aumentos no medo e na depressão.
Mohieldin Youssef, líder da investigação, concluiu que a descoberta do papel do gene Tob no medo, depressão e ansiedade pode ter implicações no desenvolvimento de novas terapias para problemas psiquiátricos.