INVESTIGAÇÃO: Meditação ajuda a combater ansiedade
Investigadores da Universidade de Quioto, no Japão, descobriram que a meditação ‘mindfulness’ reduz a ansiedade associada à anorexia nervosa (AN), causando alterações em regiões cerebrais associadas.
A AN é uma doença psiquiátrica grave associada a ansiedade intensa relacionada com o peso, aspecto físico e autoestima.
Esta doença é um distúrbio alimentar caracterizado por restrições alimentares, vómitos voluntários e emaciação extrema.
Os investigadores pediram a vários participantes para realizarem um programa de meditação ‘mindfulness’ e verificaram que este diminuiu significativamente os pensamentos obsessivos de autoimagem dos participantes e a actividade cerebral associada às emoções negativas.
Os resultados mostraram que os participantes aceitaram melhor a ansiedade com este programa.
Os investigadores examinaram as alterações neuronais que ocorreram durante a execução de tarefas criadas para induzir a ansiedade relacionada com o peso e regularam então a ansiedade dos participantes, ajudando os mesmos a aceitarem as suas situações e experiências actuais.
O programa teve a duração de quatro semanas e ensinou os participantes a aperfeiçoar o seu conhecimento sobre a sua experiência actual e de aceitarem melhor as suas circunstâncias, de forma a conseguirem lidar melhor com a ansiedade associada à AN.
Os investigadores concluíram, no entanto, que ainda são necessários estudos mais amplos sobre a mitigação do sofrimento através da ‘mindfulness’ para que este programa possa ser aprovado.