IRMÃOS PORTUGUESES NO ESCOTISMO EM NOVA IORQUE ATINGIRAM AMBOS A PATENTE MAIS ALTA DA ‘BOYS SCOUTS OF AMERICA’

• Por HENRIQUE MANO | Mineola, NY

Têm 18 e 21 anos e são provavelmente os primeiros irmãos de origem portuguesa no município nova-iorquino de Mineola (onde nasceram, cresceram e vivem) a atingir o estatuto ‘Eagle Scout’ no universo do escotismo.

Luís Gonçalves atingiu a proeza em 2021 e o irmão João, 18, fê-lo há semanas, enquadrados ambos na Troop 45 do Theodore Roosevelt Council do condado de Nassau, em Long Island.

O feito não passou despercebido às autoridades locais e a família Gonçalves foi mesmo recebida pelo Presidente da Câmara, o também português Paulo Pereira, participando ainda numa cerimónia na Igreja de Corpus Christi onde marcou presença o senador estadual Jack Martins.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Luís e João Gonçalves são irmãos e ambos chegaram a ‘Eagle Scout’

“Representam o melhor entre o melhor da nossa juventude local”, sublinhou o autarca luso-americano.

De acordo com o portal oficial da Boy Scouts of America (BSA), a patente “Eagle Scout é a classificação mais alta que se pode alcançar (…). Desde a sua criação em 1911, apenas quatro por cento dos escoteiros” a obtiveram, “após um longo processo de avaliação”.

Para tal, é necessária a obtenção de pelo menos 21 distintivos de mérito, 14 dos quais são obrigatórios para se chegar a Eagle Scout. E este “deve demonstrar o Espírito Escoteiro, uma atitude ideal baseada no Juramento e Lei Escoteira, serviço e liderança” – lê-se ainda na mesma fonte.

Luís e João são filhos dos emigrantes Karina e João Carlos Gonçalves, naturais de Agostem-Chaves. Luís tornou-se escoteiro em 2010 e diz ter sido necessário “muito trabalho árduo e dedicação para ter chegado a Eagle Scout. Ensino-me também a perceber que o trabalho em conjunto leva-nos a atingir objectivos de forma mais eficaz e rápida”.

Foto: CORTESIA FAMÍLIA GONÇALVES | Os irmãos e os pais foram recebidos no gabinete do ‘mayor’ Paulo Pereira

O ‘Eagle Scout’ diz “adorar ir a Portugal”, onde passava sempre os verões em casa dos avós. Para além disso, torce pelo Desportivo de Chaves e pelo Benfica…

Já João, que frequenta a Long Island University e quer ser contabilista, juntou-se juntou-se ao escotismo em 2013 e chegou a Eagle Scout há semanas. “Foi uma meta muito importante, porque até na entrada para o mercado de trabalho faz diferença”, refere, “porque denota dedicação e trabalho árduo”.

Diz ter “muito orgulho em ser português” e em saber que é provavelmente um dos primeiros irmãos a chegar a Eagle Scout na comunidade lusa de Mineola.

Importante também foi aprender a falar português em casa “para me poder comunicar com a família, tanto cá (porque é o que falamos em casa) como quando íamos a Portugal de férias”.