Isto é o que se está a passar em New Jersey

Ocean e Monmouth são os pontos críticos no Estado

À medida que os casos de coronavírus aumentam em New Jersey, há muitas linhas de tendência que suscitam preocupação, diz um epidemiologista.

As hospitalizações estão a aumentar, um sinal de que as pessoas estão a ficar mais doentes, disse Stephanie Silvera, professora de saúde pública na Universidade Estadual de Montclair. O número de doentes nos cuidados intensivos e nos ventiladores também tem vindo a aumentar nos últimos tempos, adiantou.

Reunidos, quão sérios podem ser os sinais de um surto revigorado?

“Acho que não estamos em fase de pânico, mas estamos numa altura em que devemos ter um nível saudável de preocupação”, disse Silvera.

Nos últimos dias, New Jersey têm registado um aumento preocupante no número de casos de coronavírus o seu maior aumento desde Maio, com a Comissária da Saúde Judith Persichilli a alertar que pode aumentar ainda mais.

“Estamos a antecipar uma segunda onda”, disse Persichilli. “Esta onda tem potencial para se tornar uma onda gigantesca.”

New Jersey anunciou inúmeros casos com muitos provenientes dos pontos quentes dos condados de Ocean e Monmouth. As hospitalizações atingiram 652, um aumento de 61 doentes em relação ao dia anterior, e um nível que não se via desde 6 de Agosto, quando 754 pessoas foram hospitalizadas com COVID-19.

Havia 152 pessoas nos cuidados intensivos, o valor mais alto desde 22 de Julho. Havia 52 pessoas nos ventiladores, o quarto dia consecutivo de aumentos e a primeira vez que tinha ultrapassado os 50 desde 5 de Agosto. Os índices de referência “estão todos a começar a tendência de volta, e penso que é quando a preocupação volta a estar em jogo”, disse Silvera, especialmente à medida que o tempo muda e as pessoas se movem mais para dentro de casa.

New Jersey foi um dos estados mais atingidos pela primeira onda do coronavírus, que devastou o estado em Março e Abril. Os números actuais permanecem muito abaixo dos observados na Primavera, quando as hospitalizações ultrapassaram os 8.000 no pico e milhares de residentes morreram.

Infecções COVID-19 em N.J. ao longo do tempo

A média dos últimos 12 dias de casos confirmados por 100.000 residentes por concelho é extremamente alto. Há tempos que o estado tem visto mais de 10 casos por 100.000 residentes, o limiar que New Jersey usa para povoar a sua lista de quarentena estatal.