Ivo Lucas e Cristina Branco acusados de homicídio por negligência na morte de Sara Carreira

As acusações responsabilizam o músico e actor e a fadista pelo acidente de viação que causou a morte de Sara Carreira em Dezembro de 2020. Ivo Lucas era na época namorado da jovem cantora e conduzia o veículo em que ambos seguiam. Além da acusação de homicídio por negligência, foi ainda alvo de duas contraordenações, uma grave e outra leve.

Cristina Branco seguia noutro automóvel e foi igualmente acusada de homicídio por negligência enquanto “autora material e em concurso efetivo”, de acordo com o Ministério Público, já que esteve na origem do primeiro acidente em cadeia que provocou o despiste do carro de Ivo Lucas e da filha de Tony Carreira. A fadista vai ainda ter de responder por dois crimes de contraordenação grave ao Código da Estrada. Há ainda outros dois condutores envolvidos no acidente, um deles, Paulo Neves, que conduzia sob efeito de álcool, está acusado de condução perigosa e três contraordenações, o outro, Tiago Pacheco, de condução perigosa e duas contraordenações.

De recordar o acidente fatal: na noite de 5 de Dezembro de 2020, o carro conduzido por Cristina Branco colidiu violentamente com a traseira do automóvel de Paulo Neves, que seguia na faixa mais à direita a uma velocidade muito reduzida. O carro da fadista ficaria imobilizado na faixa central e esta, sentindo-se em perigo, já que estava acompanhada pela filha, ligou os quatro piscas e saiu do carro, refugiando-se na berma com a criança. Minutos depois, o carro de Ivo Lucas e Sara Carreira, que seguiria acima do limite de velocidade, embateu violentamente no carro da fadista, capotando e ficando imobilizado na faixa da esquerda. Logo a seguir, o carro de Tiago Pacheco, que seguia igualmente a uma velocidade acima do limite legal, evitou o carro de Cristina Branco mas chocou com o dos dois jovens.