JÁ PEDALARAM QUASE METADE DO PERCURSO PARIS-FÁTIMA AS CICLISTAS DE NEW JERSEY ISABELLE FERREIRA E MARIANNE VIEIRA
Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO
Já percorreram quase metade do trajecto em bicicleta Paris (França) – Fátima (Portugal) que se propuseram fazer as duas ciclistas de New Jersey que esperam chegar ao destino final “dia 20 de Julho”, adiantou Isabelle Ferreira ao jornal LUSO-AMERICANO, acrescentando: “Se tudo correr bem. Depende do tempo e do nosso cansaço… De outra forma, será lá para dia 21, 22.”
Tal como o LA já divulgou, Isabelle Ferreira e Marianne Vieira, de Long Branch, NJ, estão a ligar de bicicleta a cidade de Paris a Fátima, tendo já pedalado perto de 800 dos dois mil quilómetros que ligam aqueles dois pontos no mapa.
Ferreira e Vieira saíram dia 3 de Julho da região de Paris, depois de algumas peripécias… “Tínhamos mandado as bicicletas de barco para Portugal mas, por causa de um problema no Canal de Suez, levaram dois meses a chegar a Portugal”, conta Isabelle Ferreira. “Apanhei um avião da KLM para Amesterdão, daí para Lisboa; tive depois de alugar um camião em Portugal para levar as bicicletas para França. A Marianne foi num voo da United para Paris e depois volta na TAP.”
Isabelle com uma ‘Jamis’ e Marianne sentada numa ‘Cannondale’, percorreram já várias cidades francesas – incluindo Bordéus, Sanguinet, Poitiers e Tours. E histórias para contar não faltam…
“Ontem [sábado] ficámos sem hotel”, diz Isabelle Ferreira. “Estava tudo lotado ou então eram quartos a $500 euros a dormida. E mesmo esses eram raros… Acabámos por dormir ao relento junto a um lago e quase congelámos de tanto frio! Tivemos que pôr toda a roupa que tínhamos.”
Isabelle quis fazer o percurso para homenagear as origens e sobretudo os pais, que, “como tantos outros emigrantes portugueses em França, fizeram o trajecto Paris-Fátima vezes sem conta. Eu própria nasci em Paris e vivi em França até aos 10 anos, quando emigrámos para New Jersey. Por isso fiz também com eles essa viagem, em pequena. Tenho boas memórias desses tempos…”.
Isabelle, que perdeu um irmão e o pai, diz que, dos tempos de vivência em França, ficam-lhe, à parte a mãe e a irmã, isso mesmo – “boas memórias.”
A grande aventura sobre rodas também representa para as duas adeptas do ciclismo “a celebração da vida de emigrante e do espírito aventureiro que no fundo é o que somos.”
A viagem incluirá passagem pela terra natal de Marianne Vieira, Gafanha da Boa Hora, “para homenagem a seus pais.”
A aventura de bicicleta volta a ser possível graças ao apoio do Clube Português de Long Branch e de patrocínios da ‘Supplies Pro’, ‘Art Effects’ (de Sandro Dias), ‘Peddlers Bike Shop’ (Mike Schiavo) e o restaurante ‘Pôr do Sol’ (JP Custódio).