JAKE OLIVEIRA ANUNCIA CANDIDATURA A SENADOR ESTADUAL
Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO
O deputado estadual luso-americano Jake Oliveira, da zona de Ludlow, estado de Massachusetts, anunciou a sua candidatura ao cargo de senador estadual. Oliveira é o primeiro nome a anunciar a candidatura ao lugar que Eric Lesser vai deixar vago, para concorrer a vice-governador do ‘Bay State’.
O democrata de 35 anos, apesar de estar no seu primeiro mandato como deputado estadual, tem uma longa folha de serviço público, nomeadamente como membro do Comité Escolar em Ludlow, onde está concentrada uma forte comunidade portuguesa.
Formado em Ciências Políticas, Jake Oliveira trabalhou há cerca de uma década para o hoje senador estadual luso-americano Michael Rodrigues.
O candidato é bisneto de emigrantes da Guarda, “das primeiras famílias portuguesas a estabelecerem-se em Ludlow. Vieram para trabalhar na indústria fabril; a minha ligação às origens lusas é muito forte (apesar de também ter sangue polaco). Aliás, o ano passado fui pela primeira vez a Portugal e estive na terra de onde a minha família veio” – contou, em entrevista recente ao jornal LUSO-AMERICANO.
Oliveira foi eleito em 2020 para o seu actual cargo, no 7.º Distrito Eleitoral de Hampden, depois de uma renhida eleição frente ao republicano James “Chip” Harrington. O novo distrito por onde concorrerá desta vez é muito mais alargado, incluindo Belchertown, East Longmeadow, Granby, Hampden, Longmeadow, Ludlow, Palmer, South Hadley, Warren, Wilbraham e bairros d Chicopee e Springfield.
O luso-americano poderá enfrentar oposição tanto nas primárias de Setembro, do próprio partido, como nas eleições gerais de Novembro, da força política oposta, o partido republicano.
A ser eleito, transformar-se-á no terceiro luso-americano com assento na câmara alta da Assembleia Legislativa de Massachusetts – onde já são senadores Marc Pacheco e Michael Rodrigues.