JASON DA SILVA | Formou-se em contabilidade mas a paixão pela lei e ordem levou-o à farda de agente
• Por HENRIQUE MANO | Elizabeth, NJ
Jason da Silva tem 28 anos e carrega consigo uma identidade construída entre dois mundos. “Nasci em Newark, estive lá apenas um ano e depois cresci toda a minha vida em Elizabeth”, conta o agente, em entrevista ao jornal LUSO-AMERICANO. Filho de emigrantes portugueses (o pai natural de Pombal e a mãe da Guarda), Jason é o reflexo de uma geração que honra as suas origens enquanto constrói o futuro no país onde nasceu.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O agente Jason da Silva, do Union County Sheriff’s Office
Desde cedo, aprendeu em casa os valores do trabalho, do respeito e da responsabilidade. Hoje, esses princípios acompanham-no na sua missão diária enquanto agente das forças de segurança nos Estados Unidos. “Já estou na polícia há três anos. Tinha cerca de 25 anos quando vesti a farda”, explica, com a convicção de quem encontrou a sua verdadeira vocação.
A sua formação começou na John H. Stanler Police Academy em Scotch Plains, NJ. Depois de uma passagem pelo Elizabeth Police Department, Jason seguiu um novo desafio: “Agora trabalho na divisão de transportes do Union County Sheriff’s Department”. A partir da sede em Acme Street, desempenha um papel essencial no funcionamento do sistema judicial. “O nosso trabalho principal é recolher reclusos, levá-los a tribunal e depois à prisão”, explica. Além disso, apoia outros departamentos policiais: “Quando a polícia de Elizabeth faz detenções recentes, nós levamos essas pessoas para a cadeia do condado para serem processadas”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O agente Jason da Silva carrega com orgulho o nome e as raízes ao peito
Curiosamente, o sonho de ser polícia nasceu muito antes da farda. “É engraçado, porque o que realmente me levou para as forças de segurança foi o facto de eu ver muito [a série] Law & Order com a minha mãe quando era pequeno”, recorda, sorrindo. “Sempre admirei o que via na televisão e, desde então, soube que era exactamente isso que queria fazer”.
Ainda assim, o caminho não foi imediato. Jason licenciou-se em Contabilidade pela Montclair State University e chegou a trabalhar na área. “Fiz contabilidade durante algum tempo antes de entrar para a polícia”, revela, mostrando que a vida nem sempre segue uma linha recta – mas segue, quase sempre, aquilo que nos move por dentro.
O orgulho nas suas raízes portuguesas é evidente. Jason fala português, embora admita algumas limitações: “Consigo falar português, mas não sou 100% fluente. Há certas conversas que não consigo ter, mas compreendo bem”. Portugal continua a ser uma presença constante na sua vida. “Já estive em Portugal muitas vezes. Estive lá agora no verão para o casamento de um primo”, partilha.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Fachada do Union County Sheriff’s Office em Elizabeth, NJ
A história de Jason da Silva é mais do que um percurso profissional. É o retrato de um jovem luso-descendente que transformou um sonho de infância numa missão de vida. Entre Elizabeth e Portugal, entre a família e o serviço público, Jason representa uma geração que prova, todos os dias, que as raízes não limitam – dão força para ir mais longe.

