JASON OLIVEIRA: Chega a casa diariamente de 2 milhões de telespectadores na ABC30

Por HENRIQUE MANO | News Editor

Quando, das 4:00 às 8:30 da manhã, Jason Oliveira apresenta o espaço matinal da rede ABC, canal 30 (ou KFSN-TV), na região de Fresno, o luso-americano chega a mais de dois milhões de telespectadores na Califórnia. O 30 é uma das poucas estações da cadeia ABC adquiridas pela gigante Disney, com estúdios na G Street, na baixa de Fresno, sendo o programa co-apresentado por Oliveira o líder de audiências das manhãs na região Central do Estado da Califórnia, um dos mercados televisivos mais importantes do país.

Jason Oliveira é um dsos pivots das manhãs informativas no canal ABC30

“Tanto o meu pai como a minha mãe nasceram em Portugal”, revela o apresentador e jornalista de TV, em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO. “A minha mãe (Antunes de solteira) é de Freixianda, uma antiga freguesia do concelho de Ourém, na Beira Litoral, e o meu pai de Montalegre; a minha mãe emigrou com 8 anos para Naugatuck, no Estado de Connecticut, e o meu pai aos 15. Conheceram-se depois do liceu e casaram-se.”

Dessa união nasceria Jason, em Waterbury, CT; os Oliveira, contudo, tinha o hoje jornalista 4 anos de idade, mudam-se para Tulare, na Califórnia, “onde a minha mãe tinha família e onde cresci.” Depois de frequentar o Tulare Union High School, Jason obtém um bacharelado em Comunicações e Televisão pela Cal-State Fullerton. “Sempre quis fazer jornalismo desportivo”, conta. “Na verdade, gostava mesmo era de ter sido desportista, mas quando percebi que não tinha muitas chances, atirei-me de cabeça no jornalismo.”

A estação é líder de audiências na Califórnia

Consegue o seu primeiro emprego como repórter em Oregon, transitando depois para a FOX Sports em Los Angeles, passando ainda pela KTEN em Ardmore, Oklahoma e pela KESQ, em Palm Springs, de volta à Califórnia. Em 2004 junta-se à equipa de informação da KFSN-TV, “Actionm News”, onde ainda se encontra.

“Na mesma altura em que aceitei entrar para o Canal 30 ABC em Fresno, tive um convite para me juntar à ESPN”, afirma. “Contudo, resolvi não aceitar por achar que ainda não estava maduro o suficiente… Mas também porque tenho aqui família e vincúlos muito fortes.”

Jason Oliveira começou carreira como repórter desportivo e hoje é apresentador

No 30 ABC, começou como apresentador de notícias desportivas ao fim-de-semana, depois passou a fazê-lo durante a semana e, seguidamente, senta-se na cadeira de pivot das manhãs. Cinco anos depois volta a ser repórter e, depois, apresenta o Telejornal das 4:00 da tarde; há algumas semanas, voltou ao programa da manhã.

Com o congressista luso-americano David Valadão, à direita, da Califórnia

“Como jornalistas ligados a meios de comunicação sérios e tradicionais, temos a obrigação de informar com rigor, verificar sempre as fontes e sermos o mais correctos possível”, ensina Jason Oliveira. “Divulgar a notícia primeiro, conseguir um furo, deve estar sempre a seguir ao rigor da notícia. Temos essa responsabilidade perante quem nos vê ou lê. E, quando a notícia não nos é favorável, não é por isso que é falsa, como se diz agora.”

Oliveira diz que apenas como jornalista pôde ter o privilégio “de cobrir eventos de dimensão nacional e entrevistar figuras emblemáticas como Shaquille O’Neal, Tiger Woods ou Kobe Bryant.”

A nível de desporto em Portugal, revela ser sportinguista (“ou, de outra maneira, o meu pai matáva-me!”) e grande adepto da Selecção Nacional. “Não perco um jogo, nem que seja um amigável. E estou ansioso à espera do Mundial… Aliás, em minha casa já sabem: em dia de jogo da Selecção, não me incomodem, não façam planos, não convidem ninguém que estou ocupado.”

Jason Oliveira diz ainda ter “alguns familiares” na zona de Naugatuck-Waterbury, sobretudo do lado materno, dos Antunes.