Jimmy Carter, ex-presidente dos Estados Unidos morre após completar um século
O antigo Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) e Nobel da Paz (2002) Jimmy Carter morreu no passado domingo aos 100 anos, avançou o seu filho citado pelos ‘media’ norte-americanos.
Eleito para a Casa Branca em 1976, vencendo o então Presidente Gerald Ford por uma margem de votos tangencial e numa América ainda marcada pelo escândalo “Water-gate” que forçou o Presidente Richard Nixon a demitir-se, Carter assumiu o cargo de 39.º Presidente dos Estados Unidos apenas durante quatro anos.
Jimmy Carter era o ex-presidente mais velho dos Estados Unidos. E desde Fevereiro de 2023, Carter estava sob cuidados paliativos após uma série de breves internações hospitalares.
Ao longo da sua vida, em especial nos últimos anos, o ex-presidente teve vários problemas de saúde.
Em 3 de Agosto de 2015, Carter foi submetido a uma cirurgia no fígado para retirada de uma pequena massa, que “transcorreu sem problemas”. Dias após o procedimento, ele anunciou que a recente cirurgia havia revelado que ele tinha um câncer que havia se espalhado para outras partes do corpo.
Ainda em agosto do mesmo ano, Carter realizou uma colectiva de imprensa na qual revelou que os médicos haviam encontrado manchas de melanoma em seu cérebro e que ele seria submetido a um tratamento para combatê-las.
O ex-presidente, então com 90 anos, explicou que inicialmente pensou que teria apenas algumas semanas de vida, mas depois ficou mais optimizas. “Tive uma vida maravilhosa”, disse Carter com a mesma honestidade inabalável e detalhes meticulosos que caracterizaram sua presidência.
“Estou pronto para qualquer coisa e ansioso por uma nova aventura”, durante a aparição de 40 minutos na câmera, na qual ele frequentemente exibia seu enorme sorriso e nunca se deixava levar pela emoção. “A situação está nas mãos de Deus, a quem eu amo”, acrescentou o ex-presidente.
No final daquele ano, Carter informou que, de acordo com sua última ressonância magnética cerebral, o câncer havia desaparecido.
Apesar de ter vencido o câncer no cérebro em 2015, Jimmy Carter enfrentou uma série de problemas de saúde em 2019, o que o forçou a abandonar a tradição de décadas de ensinar na escola dominical na Igreja Batista Maranatha em sua cidade natal, Plains, na Geórgia.
Em maio de 2019, a organização Carter Center revelou que o ex-presidente com então 94 anos estava se recuperando de uma cirurgia após sofrer uma fratura no quadril causada por uma queda em sua casa.
“Ele está se recuperando de uma cirurgia para reparar uma fratura de quadril no Phoebe Sumter Medical Center em Americus, Geórgia”, divulgou a instituição na época. “Seu cirurgião disse que o procedimento foi um sucesso. Sua esposa, Rosalynn, está com ele.”
A mesma declaração também dizia que Carter estava pronto para caçar novamente, apesar do acidente: “O presidente Carter falou que sua principal preocupação é que a temporada de perus termine esta semana sem atingir seu limite”. E acrescentou: “Ele espera que o estado da Geórgia permita que ele transfira o limite não utilizado para o próximo ano”.