Joanesburgo – Escuteiros com Padrão dos Descobrimentos

Um grupo de escuteiros portugueses em Joanesburgo resgatou um Padrão dos Descobrimentos com 40 anos, abandonado num jardim municipal, devido à elevada insegurança e degradação que afecta o bairro de La Rochelle.

Estava abandonado e desprezado, e desde 2012 têm estado em conversas com a Câmara Municipal para removê-lo, declarou Amândio Cordeiro, presidente do 1º Grupo de Escuteiros de São Jorge.

“O Padrão vai ser renovado, vamos repor as placas e vamos pô-lo lá nas nossas instalações onde está bem guardado”.

Padrão dos Descobrimentos na margem do Rio Tagus em Belém

A estrutura está agora na sede dos escuteiros na colectividade Luso África, em Germiston, a cerca de 20 quilómetros do parque municipal onde foi erguido pela comunidade em 1982.

A remoção do monumento histórico, considerado pela comunitária local como “o símbolo de portugalidade na Cidade do Ouro”, foi autorizada por escrito há duas semanas pela autarquia de Joanesburgo.

O conselheiro português na área consular de Joanesburgo, Vasco Pinto de Abreu, referiu que a iniciativa dos escuteiros reflecte a necessidade “urgente” de a comunidade portuguesa salvaguardar a memória colectiva e o seu património na África do Sul.