João Rodrigues

João J. Gaiolas Rodrigues, 75 anos, faleceu no Trinitas Regional Medical Center/ RWJ Barnabas, no dia 25 de Dezembro, 2023.

João emigrou do Fundão, Portugal para o Ironbound, Newark, em 1974 para viver o sonho americano. Foi casado com a sua dedicada esposa Maria Trindade Rodrigues, por 47 anos, tendo vivido com a mesma e a sua única filha no Ironbound, por 30 anos.

Trabalhou na Reichhold Chemicals como chefe de equipa, tendo-se reformado após 37 anos. Ao mesmo tempo trabalhava como segurança no Aeroporto de Newark, só para que a sua esposa pudesse ficar em casa e criar a sua filha. Juntos mudaram-se para Elizabeth, onde passaram os últimos 20 anos com a sua filha Daria F. Rodrigues, nascida nos Estados Unidos, casada com Sebastião Rodrigues, e mãe de Jason Gaiolas Rodrigues.

Apesar de estar sempre a trabalhar, arranjava sempre tempo para estar com a sua família, especialmente para fazer viagens de carro ao longo da costa este e Canadá; Portugal e Espanha.

Mostrava o seu carinho através da sua forma de ser protestar; o seu lado curioso em passeios aleatórios e discussões sobre aprender o que é a América, além de incutir as tradições portuguesas. Com as pessoas com quem se importava mostrou o seu lado forte, a sua elevada ética de trabalho e resiliência. Passou lições aprendidas e motivava a continuar a lutar. 

Era um avô orgulhoso e fez questão de fazer parte das conquistas de vida do seu neto Jason.

Sem dúvidas que deixa um legado de nunca desistir, sempre procurar a felicidade, a força, o apreço e o valor das pessoas. Estava sempre disposto a oferecer ajuda, fosse traduzindo, conduzindo amigos a algum sitio ou partilhando conhecimentos que melhorassem a vida de alguém. Mantinha-se sempre informado e actualizado sobre notícias e formas de melhorar condições de vida. Tinha orgulho em partilhar informação e descobertas com a sua família, que o apreciava muito por isso. 

Era um orgulhoso, protector, carinhoso e forte marido,  pai e avô. A sua falta será sentida nesta terra. Que o seu espírito viva nos corações daqueles que ele amava.

O seu velório foi privado na Galante Funeral Home. A missa foi na Igreja de Nossa Senhora de Fatima, em Newark, no sábado, dia 6 de Janeiro . 

O sepultamento foi no Woodbridge Memorial Garden Mausoleum, localizado no n.º1098 Woodbridge Ctr. Woodbridge Twp..