JOAQUIM DE ALMEIDA NO ELENCO DE QUATRO PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS COM ESTREIA PARA 2023

Por HENRIQUE MANO | News Editor

O actor português Joaquim de Almeida, de 65 anos de idade, está envolvido em pelo menos quatro projectos cinematográficos que deverão surgir nas salas de cinema nos Estados Unidos – e resto do mundo – no próximo ano de 2023.

De acordo com o portal IMDB, uma autoridade em informação sobre a Sétima Arte, o mais internacional dos actores portugueses entra no elenco de quatro grandes produções de Hollywood: “Fast X”, a sequela de “Searching”, “The Palace” e “Anatomy of the Sun”.

O actor lisboeta Joaquim de Almeida

Na mega-produção “Fast X” (da série “Fast and Furious”, ou “Velocidade Furiosa” – no mercado português), que está agora em filmagens (algumas das quais rodadas em Portugal), o intérprete lisboeta dá vida à personagem de “Reyes”.

Na película do realizador Louis Leterrier, Joaquim de Almeida contracena com a também portuguesa Daniela Melchior (na pele de “Rita Moreno”) e ainda com um elenco de luxo recheado de grandes nomes da actualidade (o protagonista Vin Diesel, Jason Momoa, Michael Rooker, Scott Eastwood (filho de Clint Eastwood), a brasileira Jordana Brewster, Tyrese Gibson, Ludacris e Cardi B.

O filme de acção deverá ser uma das películas mais aguardadas do género em 2023, seguindo naturalmente na senda do êxito das anteriores.

“Searching 2” é outra película, esta em fase já de pós-produção, com lançamento previsto para o ano, onde o actor português surge no elenco.

O drama, cuja realização está a cargo da dupla Nicholas D. Johnson e Will Merrick, é para maiores de 13 anos e tem ainda no elenco Storm Reid, Dia Long, Tim Griffin e Daniel Henney.

Trata-se da sequela de “Searching”, lançado em 2018, que terá distribuição da Sony Pictures.

Em “The Palace”, a outra longa-metragem em que entra (e agora em fase de pós-produção), com estreia prevista para 2023, Joaquim de Almeida trabalha com o conhecido cineasta europeu Roman Polanski e contracena com figuras de peso como Mickey Rourke, John Cleese, Oliver Masucci e Fanny Ardant.

O filme tem a sua acção centrada numa noite de passagem de ano em 1999, num hotel de luxo na Suíça onde as vidas dos empregados e dos hóspedes se interligam.

Em “Anatoly of the Sun”, ainda em pré-produção, Joaquim de Almeida interpreta “Peter” – o papel principal – e é dirigido por Steven Richter; contracena com Amira Casar e Antoine Olivier Pilon.

Joaquim de Almeida, como é sabido, vive entre a Califórnia, onde tem casa em Santa Bárbara, e Portugal, tendo mesmo dupla nacionalidade portuguesa e norte-americana.