Jorge Frederico Bettencourt Cabeceiras de Ávila
Jorge Frederico Bettencourt Cabeceiras de Ávila “Yaúca”, de 76 anos, morador em Escalon (CA), faleceu no San Joaquin General Hospital em French Camp (CA), em 25 de Junho. Natural de Angra do Heroísmo, Terceira, Açores, Portugal, filho de Eneades de Castro Bettencourt de Ávila e Alice Margarida Cabeceiras (falecidos), em 22 de Dezembro de 1946. Frequentou o Liceu Nacional de Angra do Heroísmo, Horta e Ponta Delgada nos Açores. Jogou futebol no Sport Club Lusitânia e foi membro do Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense em Angra do Heroísmo. Emigrou para os EUA, residindo em Elizabeth, NJ, onde se casou com Lilian Vazquez de Ávila, antes de mudar-se para Mountain View (CA), onde nasceu a filha do casal, Janice de Ávila (Nene). Também morou em Santa Clara, Milpitas e San José, antes de mudar-se para o Central Valley (CA).
Teve inúmeras profissões, desde guarda no porto, motorista de autocarro escolar, organizador de bagagens no aeroporto a empregado de bar. Era colecionador ávido de artefactos religiosos e arte em touradas. Adorava fotografias, assistir e participar de touradas, actuando como director de touradas durante muitos anos e sendo membro da Tertúlia Tauromáquica Portuguesa de San José. Foi treinador de dança folclórica da Clube Lusitânia Portuguese Student Association da Universidade Estadual de San José, fotógrafo da “The Portuguese Tribune” e era um grande dançarino, de dança de salão (ballroom) a rock ‘n’ roll.
Ele deixou a filha Janice de Ávila (Llilian de Ávila), de Hillside, NJ, sua companheira Velma Vasconcellos, de Escalon, CA, o irmão José Bettencourt Ávila (Ilda Vale Ávila), de San José, CA, a irmã Teresa Ávila, de Angra do Heroísmo, Portugal, os sobrinhos Miguel Ávila (Lúcia Soares), de San José, CA, Roberto Ávila, da Roménia, Paula Ávila Hernandez (Ernie Hernandez), de Danville, CA, Mónica Ribeiro (João Pimentel), de Lisboa, Portugal, Giovanni Áviles, de San Francisco, CA, Julianna Hernandez, de Seattle, WA, Jaden Hernandez, de Lafayette, IN, Luna e Matthew Ávila, de Orlando, FL, Amélia e Sofia Soares Ávila, de San José, CA. Jorge era uma pessoa agradável, divertida e animava todos que lidavam com ele.