Jorge Luís de Sousa
Em memória de Jorge Luís de Sousa, natural de Corredoura, Cavernães, Viseu, Portugal, nasceu a 22 de Agosto de 1924, filho de Duarte Luís e Alzira de Jesus. Abençoado com cinco irmãos e levou uma vida gratificante e diversificada. A sua jornada iniciou em Lages, onde treinou para tornar-se enfermeiro militar. Com o final da Segunda Guerra Mundial, foi convocado para servir os seus compatriotas e soldados americanos lotados nos Açores. Após deixar o serviço militar no final de 1947, foi empregado na Fábrica de Armas e Munições de Braço de Prata em Portugal, onde dedicou muitos anos da sua vida como enfermeiro experiente e compassivo na enfermaria da fábrica. Ele generosamente cuidou do bem-estar dos funcionários, deixando uma impressão positiva na vida de inúmeros indivíduos. Após seu serviço distinto na fábrica militar, ele seguiu outra paixão: o amor por alimentos e hospitalidade. Em 1953, iniciou o seu próprio restaurante em Penalva do Castelo, Portugal, onde proporcionou uma atmosfera aconchegante e acolhedora para todos que frequentaram o local. A sua dedicação em criar refeições deliciosas e convívio com os clientes tornaram o restaurante um ponto de encontro na comunidade. Em um certo momento de sua vida, emigrou por pouco tempo para a Alemanha, onde vivenciou experiências diferentes e fez conexões, acrescentando mais riqueza à jornada de sua vida. Entretanto, a possibilidade de um futuro melhor chamou e, em 1972, rumou para os EUA, onde trabalhou como operador de máquinas durante mais de duas décadas na C&S Group, antes de reformar-se.
Ao longo de sua vida, ele demonstrou um espírito alegre e de grande personalidade que alegrava aqueles que o cercavam. A família era lhe fundamental e foi casado com sua querida Marciana durante 45 anos até ao seu falecimento. Juntos, criaram 2 filhos, Maria Helena Castainça (José Manuel Castainça) e José Carlos Sousa e foi abençoado com quatro netos, Alexandra Castainça Costa (José da Costa), Nuno Castainça (Melissa Castainça), Carisa Sousa e Christian Sousa (Cinthia Sousa) e cinco bisnetos, Gabriel, Lucas e Tomás Costa e William e Conrad Castainça, deixando um legado de amor e carinho.
Ele juntou-se à esposa no descanso eterno em 22 de Julho de 2023, rodeado por seus filhos e vários familiares. A missa fúnebre ocorrerá na sexta-feira, 4 de Agosto, às 10:00 am, na Igreja Nossa Sra. de Fátima, em Elizabeth, NJ, seguida do sepultamento no Cemitério St. Gertrude e uma pequena reunião de amigos e parentes.
Memórias dele sempre incluirão encontros repletos de risos, boa companhia e o prazer de compartilhar refeições deliciosas e alguns copos de vinho. Sua presença amigável e amor pela vida farão muita falta, mas seu espírito viverá nos corações daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo.
Deus, conceda-lhe a paz e que sua luz perpétua brilhe sobre ele. Que as almas de todos os fiéis que já partiram, através da misericórdia de Deus, descansem em paz. Amen.