JORGE MENDES: ‘Ganhar dinheiro não é o que me move’

Jorge Mendes concedeu uma entrevista à Liga TV, o órgão de comunicação da Liga de Clubes, organismo dirigido por Pedro Proença. 

À margem da gala em que foi eleito o ‘Melhor Agente do Ano’, nos ‘Globe Soccer Awards’, que decorreu no Dubai, falou sobre o passado e garantiu que não é o dinheiro que o move nos seus negócios. 

“Comecei em 1996, salvo erro, daqui a pouco completo 30 anos de actividade, mas acho que é como se tivesse começado ontem. Foi tudo rápido. Estou sempre imbuído no trabalho, sempre a querer mais, não no sentido… Obviamente que é importante conquistar um espaço e ganhar dinheiro, mas não é isso que me move. O que me move é tentar sempre encontrar as melhores soluções para jogadores portugueses, e não só, treinadores e clubes portugueses. As pessoas sabem que trabalho com honestidade e tento sempre cada vez mais gerir e apagar todos os fogos quando os clubes precisam de resolver situações. É a imagem que as pessoas têm de mim”, congratulou-se Jorge Mendes. 

O antigo agente de Cristiano Ronaldo falou ainda sobre a sua personalidade. 

“Jorge Mendes é uma pessoa humilde, o Cabanas do bairro da Petrogal, que saiu de Lisboa com 20 ou 21 anos e foi viver para casa do irmão. Fui jogar à bola para o Vianense. Felizmente as coisas correram bem em termos de negócios. Com 30 anos e quando comecei, felizmente e graças a Deus tive algumas condições para poder começar. Financeiramente, embora não fosse rico, tinha condições para poder fazer as minhas viagens à Corunha quando conheci o primeiro presidente, com o qual fiz o primeiro negócio, que foi o Nuno [Espírito Santo]. Surgiu a oportunidade com o Nuno e pronto”, conta o agente, cuja história está ligada ao actual treinador do Nottingham Forest e antigo guarda-redes. 

O empresário falou ainda sobre o futebol português. 

Elogiou o actual presidente da Liga de Clubes, apesar de admitir “barreiras e obstáculos”. 

“Tem grandes profissionais, mas precisamos de mudar a mentalidade do futebol português. O Pedro Proença é um grande profissional, honesto. Como profissional é difícil encontrar uma pessoa com os atributos do Pedro Proença. Bem haja o futebol português. Pedro Proença está no bom caminho. Precisamos de mais pessoas como ele. A Liga desenvolveu-se muito desde que entrou. E é difícil, há barreiras e obstáculos. Tem muito mérito naquilo que tem feito.”