José Fonte de regresso ao futebol português para representar o Braga

José Fonte despediu- se, na terça-feira, dos adeptos do Lille para, poucas horas depois, ser apresentado como reforço do SC Braga.

O defesa central de 39 anos assinou contrato com o clube minhoto até Junho de 2024, ou seja, apenas por uma época. O jogador integrará de imediato os trabalhos de pré-época do clube que na época passada terminou o campeonato português no terceiro lugar, regressando desta forma ao futebol português, 16 anos após ter rumado ao estrangeiro. Formado no Sporting, nunca chegou a representar a primeira equipa dos leões, alinhando apenas pela equipa B antes de rumar ao Felgueiras. Mudou- se, depois, para o Vitória de Setúbal, onde apenas 17 jogos chegaram para convencer o Benfica a avançar para a sua contratação. Porém, também nunca disputou qualquer encontro oficial pelas águias, tendo sido emprestado a Paços de Ferreira e Estrela da Amadora. Mudou-se, depois, para Inglaterra, em 2007/08, para vestir a camisola do Crystal Palace, primeiro, e do Southampton, depois, onde se afirmou em definitivo, chegando mesmo à seleção nacional, ao ponto de ser um dos campeões europeus de 2016. Em Inglaterra ainda representou o West Ham e, depois de uma curta passagem pelo futebol chinês chegou a França e ao Lille, onde esteve nas últimas cinco épocas, chegando a sagrar-se campeão gaulês. Na última temporada disputou 33 jogos e marcou um golo pela formação orientada por Paulo Fonseca.

Agora vai, ao que tudo indica, reforçar o eixo defensivo do Braga, que conta com nomes como Vitor Tormena, Sikou Niakité, Paulo Oliveira e o jovem turco Serdar Saacti. Fonte junta-se por isso a Rodrigo Zalazar como mais recente reforço.