JOSEPH BRITO: Luso-americano tem o mérito que merece
Por ELIZABETHE FRAZÃO PEREIRA
Correspondente em Palm Coast, Florida
Joseph Brito, de 24 anos, pertencente à segunda geração luso-americana, é um jogador de futebol que continua a desenvolver o seu talento futebolístico, tendo, nos últimos dois anos, assinado agora com a USL Championship League (2ª Divisão) depois de jogar na USL League 1 (3ª Divisão) pelo Union Omaha, de Omaha, Nebraska.
Brito é neto de avós do distrito da Guarda e Aveiro, filho de Tony e Christine (“Tina”) Brito, nascidos em Hartford, CT, e actualmente residentes em North Carolina e Palm Coast, Flórida, e irmão de Anthony Brito Jr.
A mãe, Tina Brito, disse ao Luso-Americano: “As nossas vidas sempre giraram à volta do futebol, e quando o meu marido jogava futebol na equipa do Clube Português de Hartford, Joe e o irmão (Anthony Jr.) adoravam ir aos treinos e jogos do pai. Fizemos, por isso, tudo que era necessário para garantir que Joe tivesse todas as oportunidades de viver o seu sonho desde muito jovem”.
Joe sempre gostou do futebol, e começou a chutar a bola assim que começou a andar. Aos 6 anos juntou-se ao Oak-wood Soccer Club, em Glastonbury, CT, onde começou a destacar-se e a mostrar o seu potencial. Ansioso para se juntar a uma equipa, estava sempre entusiasmado com os treinos e jogos.
No início da adolescência, Joe Brito, então no escalão de sub-14, foi convidado para nove acções de formação do US Soccer Training Center.
Durante esse tempo aprendeu, entre outros, com Hugo Perez, ex-treinador da selecção juvenil masculina dos EUA, e não demorou muito para que os clubes vizinhos vissem o seu talento e procurassem desenvolver ainda mais o seu potencial.
Joe Brito ingressou posteriormente, com 13 anos, na New England Revolution Academy, onde esteve entre 2013 e 2017. Aí foi nomeado Jogador do Ano em 2016 /2017, depois de ganhar um lugar nos sub-18 da Conferência Leste Best XI.
Durante essa temporada, Brito marcou 16 golos em 25 jogos.
Em 2017, jogou alternadamente nas selecções sub-16 e sub-18.
Joseph foi recrutado pela Universidade da Carolina do Norte em Charlotte para jogar futebol universitário, recebendo, por isso, uma bolsa de estudos completa pelo futebol, o que foi uma oportunidade inacreditável.
Aí, na Universidade da Carolina do Norte, fez um total de 87 jogos, marcando 13 golos e fazendo 23 assistências.
Brito ajudou os 49’ers em quatro participações seguidas dos torneios da NCAA, onde fez 29 remates e dois golos que encaminharam a equipa para o título de terceira equipa da conferência com honras em 2019.
Na sua temporada como sénior, Brito fez cinco golos e dez assistências como âncora da equipa no meio-campo.
Quando a sua carreira da universidade chegou ao fim, em 2021, Brito tinha ganho dois prémios (First Team All Conference USA e Offensive Player of the Week) e sido nomeado para ‘All State Mens’ pela North Carolina Collegiate Sports Information Association (NCCSIA).
Em 22 de Março de 2022, Brito assinou o seu primeiro contrato profissional, juntando-se à USL League One no Union Omaha depois de um impressionante desempenho na University of North Carolina Charlotte.
Durante o tempo que permaneceu no Union Omaha, Joseph Brito fez 69 jogos profissionais, incluindo 7 na US Open Cup e 2 nos ‘play-offs’, marcando 8 golos e fazendo 8 assistências.
Em 2022, Joseph Brito foi eleito o jogador da quinta jornada da US Open Cup pelo seu desempenho contra o Minnesota United, da MLS.
Brito marcou um golo incrível que valeu a vitória à sua equipa.
O Luso-Americano envia os parabéns e deseja muito sucesso na sua carreira desportiva.