KATHERINE SOARES, DE NEW JERSEY, É A NOVA PRESIDENTE DO PALCUS – A ÚNICA ORGANIZAÇÃO LUSO-AMERICANA DE CARIZ NACIONAL
Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO
A luso-americana Katherine Soares, de 41 anos e natural de Elizabeth, estado de New Jersey, assumiu a presidência geral do Portuguese-American Leadership Council of the United States, conhecido pela sigla PALCUS. Filha de emigrantes açorianos de São Miguel, sucede assim a Ângela Costa Simões, da Califórnia. O novo comité directivo do PALCUS inclui ainda o vice-presidente Joe Santos (Connecticut), a secretária Anabela Dacruz-Melo (New Jersey) e a tesoureira Lisa de Medeiros Morris (Rhode Island).
“É para mim uma honra terem depositado tanta confiança no meu trabalho e dedicação a esta organização, da qual somos todos voluntários”, reage Katherine Soares, em entrevista ao jornal LUSO-AMERICANO. “Ao longo de 31 anos, a organização tem vindo a fortalecer-se, muito embora seja sempre nossa meta chegar ao maior número possível de pessoas.”
Katherine Soares cresceu enquadrada na comunidade lusa de New Jersey e, após o liceu em Clark, formou-se em Biologia pela Seton Hall University. Actualmente é vice-directora do departamento de Relações Públicas e Comunicações junto da administração do condado de Union; juntou-se ao PALCUS como membro em 2013 e, três anos depois, como uma das suas jovens promessas, entrou para a respectiva direcção como directora afecta à região metropolitana de Nova Iorque. No ano seguinte, chegou a vice-presidente.
Soares diz ter como meta continuar a fazer crescer o rol de membros do PALCUS – “que em 2018 tinha 75 sócios e agora ultrapassa os 450 em todo o país” – por forma a que “mais pessoas tomem contacto com o trabalho que levamos a cabo nos mais variados quadrants.”
A nova presidente lembra que as cotas anuais de membro do PALCUS são de apenas $50, “pelo que é realmente muito fácil de apoiar a única organização luso-americana a nível nacional. Não há razão para que não tenhamos mais, e não será certamente por falta de empenho nosso – para além do programa de bolsas de estudo, estágios e dos prémios de liderança, divulgamos informação sobre programas de língua portuguesa, oportunidades de emprego e desenvolvemos relações governamentais a alto nível, tanto com senadores federais como com membros da Câmara dos Representantes em Washington, DC.”
Na sua óptica, “importa manter um diálogo aberto com as entidades oficiais para que saibam quais os interesses e anseios das comunidades lusas e de quantos são os portugueses nos seus distritos eleitorais. E saberem que, quem os coloca nos lugares que ocupam, tem peso e voz activa na resolução das questões que mais afectam o seu quotidiano.”
Katherine Soares espera poder ainda continuar a manter um relacionamento de trabalho “próximo e constante com as autoridades portuguesas deste lado do Atlântico, através das redes consulares e da embaixada. Tentamos sempre ter essa relação aberta e franca com estas entidades, por serem o primeiro ponto de ligação entre os emigrantes e o país que deixaram para trás.”
GALA E PRÉMIOS DE LIDERANÇA
Katherine Soares revela que, “nas próximas semanas, vamos analisar as possibilidades de retomar a gala anual do PALCUS de atribuição dos prémios de liderança, um ponto alto para a comunidade luso-americana a nível nacional. É uma oportunidade de podermos homenagear dezenas de luso-descendentes pelo seu trabalho, esforço, dedicação e sucesso nos mais variados quadrantes da sociedade – a nível individual e como voluntários.”
A gala, nota a nova presidente, não se realizou nos últimos dois anos devido à situação pandémica; tudo indica que poderá vir a acontecer em Outubro, no fim-de-semana do Columbus Day, na capital norte-americana, vindo a servir para que também se assinalem os 31 anos de existência do PALCUS, com ênfase na terceira década, visto a data não poder ter sido comemorada em 2021.