KEARNY | Junho é proclamado mês da herança cultural luso-americana
Por ANGÉLICA PINTO | Kearny, NJ
O town hall de Kearny homenageou a comunidade portuguesa local de uma forma especial este ano.
Domingo, dia 2 de Junho, pelas 10:30h da manhã, realizou-se a cerimónia do hastear da bandeira, que se iniciou com a actuação da Banda da Igreja de Nossa Senhora de Fátima de Newark.
Várias foram as presenças ilustres e que deixaram algumas palavras sobre este dia com tanto significado para a comunidade portuguesa, mas sem dúvida que um dos momentos altos da manhã foi aquele em que Carol Jean Doyle anunciou, e entregou uma proclamação ao presidente da Associação Cultural Portuguesa de Kearny (Amaro dos Santos), que oficializava o mês de Junho naquela comunidade, como mês da herança cultural luso-americana, como forma de representar e homenagear uma das comunidades mais numerosas e antigas local.
O evento contou ainda com a presença de Angela McKnight, membro eleita pelo distrito 31 para o Senado; da vereadora Marytrine De Castro; do ex-‘mayor’ da cidade de Kearny, e actual juiz do Tribunal Superior, Alberto Santos; do vereador do East Ward de Newark, Michael Silva; do embaixador de Portugal nos Estados Unidos da América, Francisco Duarte Lopes; e das representantes do consulado de Portugal na cidade de Newark, Paula Alexandra Seca, e a adida para a Segurança Social, Ana Relvas; entre outros.
Antes de terminar a celebração, o Rancho Folclórico infantil “Os Sonhos Continuam”, que posteriormente fez parte da parada do Dia de Portugal local, presenteou todos com uma bela actuação.
Após 25 anos sem se realizar, todos aqueles que estiveram presente na cerimónia, seguiram em desfile até à associação portuguesa, onde se realizou durante a tarde um arraial.
São de destacar os membros do ACP Kearny, ACP Riders, alunos e professores da Escola da Língua Portuguesa de Kearny, e ainda os membros do Rancho Folclórico “Dança na Eira”, que fizeram parte do desfile.