“Kit Bebé” apoiou mais de 7.600 recém-nascidos desde 2019 na Madeira
Mais de 7.600 cartões do “Kit Bebé”, uma medida de apoio à natalidade, foram distribuídos a recém-nascidos da Madeira desde 2019, o que representou um investimento na ordem dos 3,6 milhões de euros, informou o Governo.
O “Kit Bebé” permite às famílias adquirirem produtos de bem-estar, medicamentos de uso pediátrico e vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação, sendo um apoio atribuído através do Instituto de Administração da Saúde (IASAUDE), que pode ser requerido seis meses após o nascimento da criança também nos serviços administrativos da maternidade do Hospital Dr. Nélio Mendonça. Em Abril deste ano, o Governo Regional decidiu reforçar o valor do cartão “Kit Bebé”, que passou de 500 para 600 euros, para “fortalecer as medidas de apoio à natalidade na região”, disse a presidente do IASAUDE, Bruna Freitas.
Quando foi criado, há cinco anos, era facultado um montante de 400 euros, mas “a realidade socioeconómica, as dificuldades e necessidades acrescidas com a chegada de um novo membro à família e que exigem um maior esforço económico, levaram ao reforço.