LEON SPINKS: Morreu pugilista que ‘roubou’ o título a Muhammad Ali
O antigo pugilista norte-americano Leon Spinks, que em 1978 derrotou Muhammad Ali na luta pelo título mundial de pesos pesados, morreu a semana aos 67 anos, anunciou hoje a sua assessoria.
Spinks, que sofreu de cancro da próstata e outros tumores, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Montreal19676, na categoria de peso-leve, e tinha disputado apenas oito combates quando enfrentou Ali, em 15 de Fevereiro de 1978, em Las Vegas.
Sem nunca ter passado dos 10 assaltos, Spinks enfrentou o campeão, então com 36 anos e no ocaso da sua carreira, batendo-o em 15 assaltos, tornando-se no único pugilista a ‘roubar’ um título a Ali.
Então, Spinks converteu-se em campeão do mundo de pesos pesados, proferindo a emblemática frase: “Não sou o maior. Sou o último”.
Seguiram-se várias polémicas, com a retirada deste título, pelo Conselho Mundial do Boxe, por se recusar a defendê-lo frente a Norton, preferindo um novo combate com Ali, que recuperou o cinturão da Associação Mundial de Boxe, após decisão unânime, sete meses depois do primeiro embate, e naquela que seria a última da sua vitória.