LIGA DAS NAÇÕES: Empate em noite de estreias mas sem recorde

A selecção portuguesa de futebol empatou segunda-feira 1-1 na visita à Croácia, na sexta e última jornada do Grupo A1 da Liga das Nações, numa noite com três estreias, mas sem recorde, em que cada equipa dominou uma parte.

Portugal foi melhor na primeira parte e chegou ao intervalo a vencer com justiça, com um golo de João Félix, aos 33 minutos, mas a Croácia respondeu na segunda metade e chegou ao empate por Gvardiol, aos 65.

Com esta igualdade, a formação das ‘quinas’ termina o grupo invicta, com quatro vitórias e dois empates, somando 14 pontos na liderança do grupo, enquanto a Croácia também segue em frente, ao terminar em segundo, com oito.

O seleccionador Roberto Martínez fez, como era esperado, muitas alterações em relação ao ‘onze’ que venceu a Polónia (5-1) na sexta-feira, com o apuramento para os quartos de final garantido e o primeiro lugar do grupo assegurado.

Com Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva, Pedro Neto e o castigado Bruno Fernandes dispensados do duelo, foram sete as caras novas na equipa titular, entre elas o estreante Tomás Araújo, que teve a companhia de Renato Veiga e Nuno Mendes, formando um trio de centrais.

Na direita surgiu Nelson Semedo, com João Cancelo na esquerda, enquanto João Neves, Vitinha e Otávio formaram o trio de meio-campo, com o ataque entregue a João Félix e Rafael Leão.

No Estádio Poljud, em Split, lotado de adeptos no apoio à formação da casa, foi a equipa lusa que entrou melhor na partida, com a mobilidade e velocidade dos jogadores, aliada a trocas de bola rápidas, a causarem muitas dificuldades aos croatas, que não conseguiam ter bola e chegar perto da baliza portuguesa.