LIGA DAS NAÇÕES: Portugal entrou a ganhar no regresso de Ronaldo aos golos
Portugal arrancou ontem na Liga das Nações de futebol com um valioso triunfo (2-1) sobre a Croácia, numa partida em que, com as equipas ainda em ritmo de início de temporada, fez o suficiente para chegar à vitória.
No Estádio da Luz, Diogo Dalot, aos sete minutos, e Cristiano Ronaldo, aos 34, fizeram os golos da selecção nacional, na primeira partida após a participação no Euro2024, dando início a um novo ciclo e encerrando definitivamente o assunto Europeu.
Dalot, com um autogolo aos 41 minutos, ainda relançou a Croácia, actual vice-campeã da competição, no encontro e deixou a equipa dos Balcãs a acreditar num empate até ao apito final, algo que, felizmente para o lado luso, acabou por não acontecer.
Foi uma partida de baixa intensidade e de baixo ritmo, tirando algumas arrancadas da equipa das ‘quinas’ na primeira parte, numa ainda precoce fase de temporada, com os jogadores das duas selecções claramente a optarem por não fazer subir o nível de agressividade durante todo o jogo.
O triunfo deixa Portugal na frente do Grupo A1 com a companhia da Polónia, a três dias de encontrar a Escócia, novamente na Luz.
O seleccionador Roberto Martínez falou num início de um novo ciclo, mas Pedro Gonçalves, lançado na entrada para fase de descontos, foi o único jogador que esteve em campo que não participou no último Europeu da Alemanha.
O técnico espanhol lançou Pedro Neto no ‘onze’ e retirou um médio mais defensivo como Palhinha, deixando o meio-campo português mais frágil, algo que ficou claro durante toda a primeira parte, com a Croácia a ter maior controlo da bola, mas a pecar muito a nível defensivo.