LIGA DAS NAÇÕES: Ronaldo salta do banco e ‘resolve’

Um golo de um surpreendente suplente de Cristiano Ronaldo deu, domingo, a Portugal uma vitória sofrida (2-1) na recepção à Escócia, resultado que deixa a selecção nacional isolada no comando do grupo A1 da Liga das Nações.

No Estádio da Luz, em Lisboa, Ronaldo apareceu com surpresa fora do ‘onze’ inicial do seleccionador Roberto Martínez para o encontro da segunda jornada, mas, mesmo assim, acabou por ser determinante ao completar a reviravolta lusa aos 88 minutos, depois de ter sido lançado no arranque da segunda parte.

A ‘fórmula’ foi a mesma usada com a Croácia, com Nuno Mendes a cruzar da esquerda e Ronaldo a encostar para a baliza.

Antes, logo aos quatro minutos, McTominay deu vantagem à Escócia, com Bruno Fernandes, aos 54, a refazer a igualdade e a iniciar a recuperação da equipa das ‘quinas’.

Portugal acaba por ganhar com justiça, tal o número vasto de oportunidades que criou em toda a partida, perante uma Escócia que deu luta e que complicou muito a vida à selecção lusa.

Após as duas primeiras jornadas, a equipa das ‘quinas’ soma só vitórias e passa agora a liderar sozinha o grupo A1, já que a Polónia foi batida pela Croácia (1-0), passando agora a dividir com os croatas o segundo lugar. A Escócia ainda continua a zero.

Para o arranque da Liga das Nações, o seleccionador Roberto Martínez prometeu mudanças e o início de um novo ciclo, mas a verdade é continua claramente a confiar mais nos jogadores que estiveram no Euro2024. 

Pedro Gonçalves jogou os cinco minutos de descontos com a Croácia e foi o único fora desse lote que acabou utilizado pelo técnico espanhol.

Com Ronaldo fora, Diogo Jota apareceu como unidade mais avançada, com Bernardo Silva a usar a braçadeira de capitão e João Palhinha a ser o escolhido para render o lesionado Vitinha.