LIGA DOS CAMPEÕES: Benfica vence no regresso dos adeptos à Luz
O Benfica venceu terça-feira o Spartak de Moscovo, por 2-0, em jogo da segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões de futebol, carimbando a passagem ao ‘playoff, no qual vai defrontar os holandeses do PSV Eindhoven.
Com cerca de 20 mil adeptos nas bancadas da Luz, mais de nove meses depois da última em que os benfiquistas puderam entrar na ‘Catedral’, os golos foram marcados pelo reforço João Mário, aos 58 minutos, e por Gigot, num autogolo, aos 90+2 minutos.
O Benfica dominou por completo a primeira parte do encontro e só nos primeiros minutos é que o Spartak conseguiu ocupar com alguma regularidade espaços no meio-campo defensivo dos ‘encarnados’.
Depois desse período, o Benfica ligou os motores e relegou os moscovitas para a sua defesa.
Com Rafa e João Mário no comando da dinâmica ofensiva da equipa, o conjunto orientado por Jorge Jesus chegou a sufocar os russos, mas sem conseguir criar claras ocasiões de golo.
Jesus satisfeito
No final do encontro, Jorge Jesus, treinador do Benfica, afirmou: “O objectivo foi alcançado, que era passar esta eliminatória. Com duas exibições categóricas. Não ter sofrido golos foi um bom sinal. A forma como ganhamos esta equipa, esta equipa não é uma equipa fácil. Tiveram seis jogadores no Europeu. O Benfica não tinha. Além disso ainda tinham o Ponce na selecção da Argentina [nos Jogos Olímpicos].”
“Foi uma jornada bonita, com os adeptos, eles estavam desejosos de vir ao Estádio da Luz e saíram daqui satisfeitos”, prosseguiu.
“João Mário está a fazer um início de época dentro daquilo que é a qualidade dele. Entrou bem no grupo, está a adaptar-se facilmente. E ele tem umas características que se ia enquadrar dentro daquilo que o Benfica precisava. Conheço-as e ele sabe aquilo que penso para um jogador que joga naquela posição. Se ele vai ser um ídolo do Benfica? O que queremos é que a equipa o seja. Individualmente irá acrescentar talento e criatividade. O Benfica vai criar uma grande equipa”, disse ainda.
Vitória: ‘o Benfica foi mais forte’
Por sua vez, Rui Vitória, treinador do Spartak de Moscovo, afirmou: “Foi um jogo difícil. Tínhamos de retardar e controlar o Benfica. Era fundamental sermos uma equipa consistente e coesa. Conseguimos, mas depois no ataque não tivemos a clarividência na saída para o ataque. O Benfica foi mais forte que nós. Vamos concentrar-nos agora no campeonato. Em resumo, o Benfica foi mais forte e nós não fomos lúcidos no ataque.”
“Eram dois jogos de grau de dificuldade elevado. O Benfica é uma bela equipa e que tem dinâmicas muito interessantes de jogo. Os resultados ficam, mas não tem muito a ver com os restantes. Tivemos uma pré-época muito boa. Mas depois fruto de alguns factores acabamos por nos prejudicar a nós mesmos. Este conjunto de jogos está ultrapassado e vamos preparar os próximos”, disse ainda.