LIGA DOS CAMPEÕES: City no caminho do Sporting, Benfica defronta Ajax
O Benfica trocou segunda-feira de histórico na repetição do sorteio dos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, do Real Madrid para o Ajax, enquanto o Sporting passou de uma ‘doce’ Juventus para um ‘inacessível’ Manchester City.
A anulação do primeiro sorteio foi nefasta para os campeões lusos, cuja percentagem de hipóteses de inédito apuramento para os quartos de final caiu drasticamente, ficando perto do zero, tendo em conta a qualidade do vice-campeão em título.
A formação de Pep Guardiola, e que conta no seu plantel com os internacionais lusos e ex-benfiquistas João Cancelo, Rúben Dias e Bernardo Silva, todos titulares indiscutíveis, é uma das grandes favoritas ao título – o seu primeiro -, que lhe escapou na época passada na final do Dragão (0-1 com o Chelsea).
Os ‘citizens’ são os actuais líderes da ‘Premier League’ e estão nos oitavos de final pela nona vez consecutiva, enquanto os ‘leões’ apenas estiveram nesta fase em 2008/09, sofrendo uma histórica goleada global por 1-12 face ao Bayern Munique.
Se os ‘leões’ enfrentam uma das actuais melhores equipas da Europa, lado a lado com Liverpool e Bayern Munique, o Benfica encontra um dos históricos, um Ajax com quatro títulos europeus, conquistados em 1970/71, 1971/72 e 1972/73, com uma equipa em que pontificava Johan Cruyff, e em 1994/95.
Face à venda constante dos melhores jogadores, o conjunto de Amesterdão tem agora dificuldades em bater-se com os melhores, mas esta época conta novamente com excelente ‘fornada’, como mostrou na fase de grupos, vencendo todos os encontros.
O Sporting foi uma das vítimas dos holandeses, que golearam em Alvalade por 5-1 e venceram em Amesterdão uma equipa ‘leonina’ com muitos suplentes por 4-2, num total de 9-3 que assusta, sendo que cinco golos – quatro em Lisboa – foram de Sébastien Haller.
Lazio para o FC Porto, Sheriff para o Braga
Na Liga Europa, o FC Porto e Sérgio Conceição reencontram a Lazio no ‘play-off’ de acesso aos oitavos, enquanto o Sporting de Braga vai medir forças com o ‘modesto’ Sheriff.
O sorteio não foi, assim, ‘madrasto’ para as equipas lusas, sendo que os ‘dragões’ medem forças com o clube que baterem nas meias-finais da Taça UEFA de 2002/ 03, rumo à vitória na competição, antecessora da Liga Europa.
Se o FC Porto encontra um histórico, o Sporting de Braga mede forças com uma equipa sem expressão europeia, mas que espantou a Europa na fase de grupos da ‘Champions’ 2021/22, ao vencer por 2-1 no reduto do ‘todo-poderoso’ Real Madrid.
Em estreia na ‘Champions’, o conjunto da Moldávia ganhou com tentos históricos do uzbeque Jasur Jakhshibaev e do luxemburguês Sebástien Thill, que facturou aos 90 minutos, depois de os ‘merengues’ restabelecerem a igualdade, por Karim Benzema.