LIGA DOS CAMPEÕES: ‘Encarnados’ vencem e garantem Liga Europa

Um golo de calcanhar do ‘vilão’ Arthur Cabral, já nos descontos, manteve quarta-feira o Benfica nas competições europeias, no triunfo por 3-1 em Salzburgo, na despedida da fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol.

Em solo austríaco, o avançado brasileiro, que no último domingo ‘brindou’ os adeptos ‘encarnados’ com um gesto obsceno enquanto abandonava o Estádio da Luz, marcou aos 90+2 minutos, poucos instantes depois de ser lançado no jogo, e levou o Benfica para a Liga Europa.

Os campeões nacionais necessitavam de vencer por dois golos, e Di María, aos 32 minutos, e Rafa, aos 45+1, colocaram a equipa de Roger Schmidt no caminho certo, mas o croata Susic reduziu para a equipa da casa, aos 57.

Após a sexta e última jornada, o Benfica fecha o Grupo D no terceiro posto com apenas quatro pontos, os mesmos do Salzburgo, mas em vantagem no número de golos marcados.

O golo de Cabral, apenas o terceiro em toda a temporada da contratação de 20 milhões de euros, manteve o clube lisboeta nas provas europeias, mas não apagou uma campanha desastrosa dos actuais campeões nacionais, num grupo em que, com Inter Milão e Real Sociedad, tinham a obrigação de fazer bem melhor e alcançar mais do que apenas um triunfo em seis rondas.

O Benfica acabou por sofrer para chegar à Liga Europa (esteve a pouco minutos do adeus completo), mas isso só aconteceu por culpa própria, tal o desperdício de oportunidades de golo, novamente com Rafa a ser o ‘rei’ dos falhanços, perante o desespero de Di Maria, melhor em campo no regresso às grandes exibições.