LIGA DOS CAMPEÕES: FC Porto defronta Juventus de Ronaldo

O FC Porto, a atravessar a pior fase da temporada, recebe hoje a ‘gigante’ Juventus, num embate da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol que traz Cristiano Ronaldo ao Dragão.

No que será a 12.ª presença nesta fase para as duas equipas, os eneacampeões italianos em título partem, claramente, como favoritos, pelo potencial, o peso histórico e a qualidade colectiva e individual, mas a eliminatória não está ‘fechada’.

Os ‘dragões’ já afastaram nesta fase Manchester United (2003/ 04), rumo ao seu segundo título europeu, Atlético de Madrid (2008/ 09), Basileia (2014/15) e Roma, na última presença (2018/19), já sob o comando de Sérgio Conceição.

Por seu lado, a ‘Juve’ tombou as ‘mesmas’ quatro vezes, duas face a adversários do seu nível, como Chelsea (2008/ 09) e Bayern Munique (2015/16), mas outras tantas partindo claramente por cima, como perante Deportivo (2003/04) e Lyon (2019/ 20).

Com passado na prova, e presente, como mostrou na fase de grupos, em que só perdeu o primeiro jogo, na casa do Manchester City, somando depois cinco jogos seguidos sem sofrer golos, para igualar o seu melhor registo europeu numa época (1990/91) – seis entre 1992/93 e 93/94 -, o FC Porto tem razões para acreditar.

O eterno discurso, das equipas portuguesas, de que o campeonato nacional é sempre o mais importante não ajuda muito, mas, tão longe do líder Sporting numa I Liga que já parece quase uma ‘miragem’, os ‘azuis e brancos’ bem podem apostar tudo neste confronto com a Juventus, um duelo de enorme prestígio.

Os vencedores das últimas nove edições da Serie A são, por si só, um histórico do futebol europeu, mas, desta vez trazem um ‘bónus’, o ‘capitão’ da selecção lusa, Cristiano Ronaldo, que, aos 36 anos, tem sido a principal figura da equipa em 2020/21.