LIGA DOS CAMPEÕES: FC Porto perde mas ainda sonha com ‘oitavos’

O FC Porto perdeu quarta-feira por 2-0 em Liverpool, em jogo do Grupo B da Liga dos Campeões de futebol, mas mantém-se na luta por uma vaga nos oitavos de final, que será decidida na derradeira jornada.

Em Anfield Road, os ‘dragões’ deram excelente réplica durante a primeira parte, criando mesmo boas situações para se colocarem em vantagem, só que acabaram por ceder ao golo de Thiago Alcântara, aos 52 minutos, antes de Salah consumar, aos 70, o triunfo dos ‘reds’, que já tinham garantido o primeiro posto do grupo e o apuramento para os ‘oitavos’, além de seguirem com um registo perfeito, com cinco vitórias em cinco jogos (15 pontos).

Já os portistas continuam sem vencer em solo inglês, tendo apenas uma vitória como visitantes frente a formações daquele país, alcançada em Sevilha, na época passada, onde foi disputada a eliminatória da ‘Champions’, com o Chelsea (1-0).

Mesmo com a derrota praticamente definida em Anfield, a equipa comandada por Sérgio Conceição esteve perto de garantir, pelo menos, a Liga Europa, não fosse um tento de Júnior Messias em Madrid, já na parte final da partida, ter oferecido ao AC Milan o triunfo por 1-0 sobre o Atlético.

Face aos dois resultados, o FC Porto mantém-se no segundo lugar do grupo, com cinco pontos, apenas mais um do que italianos e espanhóis, e continua dependente apenas de si para seguir em frente, sendo que uma vitória na recepção aos ‘colchoneros’, na última ronda, será sinónimo de passagem, enquanto um empate poderá também ser suficiente, desde que os ‘rossoneros’ não vençam o Liverpool.

Os ‘dragões’ apresentaram-se em Anfield sem ‘medos’, com dois avançados, Taremi e Evanilson, e tentaram desde cedo condicionar os ‘reds’, com uma pressão alta muito agressiva, sobretudo a tentar aproveitar algumas debilidades na defensiva dos ingleses, que ‘pouparam’ Alexander-Arnold, Van Dijk e Robertson.

De resto, foi graças a essa intensidade no ataque à bola que o FC Porto criou três ocasiões no arranque do encontro, a melhor e mais soberana por intermédio de Otávio, que foi incapaz de concluir um golo certo, depois de uma iniciativa de Luis Díaz.