LIGA DOS CAMPEÕES: Goleada do Sporting assente na solidez defensiva

O Sporting venceu terça-feira o Besiktas, em Istambul, por 4-1, na terceira jornada do grupo C da Liga dos Campeões de futebol, goleada que assentou na eficácia dos pontapés de canto e na solidez da sua defesa.
O Sporting fez três golos na primeira parte, todos eles na sequência de pontapés de canto, com um protagonista comum, Sebastián Coates, autor dos dois primeiros e responsável pelo penálti que daria o terceiro, aos 44 minutos.
Os dois primeiros foram uma cópia um do outro: bola metida ao primeiro poste, desvio de cabeça de Gonçalo Inácio e Coates a cabecear para o fundo das redes, à entrada da pequena área, e, no segundo, a diferença esteve em quem desviou a bola, Paulinho.
No terceiro, a bola foi directamente da bandeirola de fundo para a cabeça do capitão, mas seria desviada pelo braço do central croata Domagoj Vida, dando azo ao penálti que Sarabia converteria com competência.
No entanto, o resultado não deixa transparecer os períodos do jogo em que a defesa ‘leonina’ sofreu grandes ‘apertos’ face à pressão dos turcos, chegou a abanar algumas vezes, mas nunca caiu, e quando foi preciso lá estava o guarda-redes Adán para evitar o pior e transmitir confiança aos seus companheiros.
De salientar o mérito do Sporting pelas jogadas de ‘laboratório’ nos pontapés de canto, mas o treinador do Besiktas não fez o ‘trabalho de casa’ e a sua equipa ‘pagou preço alto’ por isso, o que a este nível competitivo é fatal, sendo tudo menos comum sofrer-se três golos de canto em 45 minutos.
Desde logo, por não estarem atentos e prevenidos para a ameaça que o capitão do Sporting representa nos lances de bola parada, por um lado, e pela forma como negligenciaram as marcações ao jogadores do Sporting que surgiram na zona do primeiro poste a desviar a bola para a entrada da pequena área.
Com este triunfo, o Sporting segue em terceiro lugar no grupo C, com três pontos, e o Besiktas é quarto, ainda sem pontuar, enquanto aguardam pelo desfecho do jogo entre o Ajax e o Borussia Dormund, que partilham a liderança com seis pontos.