LIGA DOS CAMPEÕES: Rúben Dias e Bernardo Silva campeões europeus pelo City

Os futebolistas portugueses Rúben Dias e Bernardo Silva sagraram-se, sábado, campeões da Europa, ao serviço do Manchester City, ‘vingando’ em Istambul, face ao Inter de Milão, o desaire de há dois anos, no Dragão, perante o Chelsea.

Os dois internacionais lusos jogaram os 90 minutos, com Rúben Dias imperial na defesa e Bernardo Silva decisivo, ao fazer a assistência para o espanhol Rodri marcar, aos 68, o tento que decidiu a final da ‘Champions’ 2022/23.

Há dois anos, em 29 de Maio de 2021, num embate disputado perante escassos 14.110 espectadores, devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19, os dois internacionais lusos também foram titulares, mas perderam para o Chelsea.

Rúben Dias jogou os 90 minutos e Bernardo Silva foi substituído aos 64, pelo brasileiro Fernandinho, num embate decidido aos 42 pelo alemão Kai Havertz, que aproveitou a ‘avenida’ no miolo do meio-campo do City, órfão de Rodri, que Guardiola, estranhamente, deixou de fora. 

Por seu lado, João Cancelo – produto das camadas jovens do Benfica, como Rúben Dias e Bernardo Silva – voltou a falhar a final, como há dois anos, mas agora ganhou o título.

No jogo do Dragão, o lateral internacional luso foi suplente não utilizado e, desta vez, arrebatou a ‘orelhuda’ por ter actuado nos seis jogos da fase de grupos, antes de ser emprestado ao Bayern Munique, no qual acabou a época.

O lateral, o central e o médio acabaram com uma série de quatro épocas consecutivas sem vencedores lusos, já que Liverpool (2018/19), Bayern Munique (2019/20), Chelsea (2020/21) e Real Madrid (2021/22) não utilizaram qualquer futebolista português nas respectivas campanhas.