LIGA EUROPA: ‘Dragões’ prolongam momento turbulento’
O FC Porto averbou ontem o quarto jogo sem ganhar nas diversas competições, ao empatar na visita aos belgas do Anderlecht (2-2), na quinta jornada da fase de liga da Liga Europa de futebol, desperdiçando duas vantagens.
No Lotto Park, nos arredores de Bruxelas, capital da Bélgica, Tristan Degreef (52 minutos) e Francis Amuzu (86) responderam aos golos do luso-brasileiro Galeno (24), de grande penalidade, e de Fábio Vieira (83), impedindo que os ‘dragões’ se reencontrassem com as vitórias depois de três derrotas consecutivas, na pior série de resultados em 16 anos.
Com três rondas por disputar, o FC Porto subiu provisoriamente ao 19.º lugar, com cinco pontos, seis abaixo do Anderlecht, que continua invicto na segunda prova continental de clubes da UEFA e é, para já, quarto colocado, a dois dos líderes Lazio e Athletic Bilbau.
Os oito primeiros classificados da reformulada fase regular da Liga Europa qualificam-se directamente para os oitavos de final, tal como os vencedores dos ‘play-offs’ disputados a duas mãos entre as equipas posicionadas do nono ao 24.º lugares, enquanto as restantes ficam eliminadas.
Volvidos quatro dias sobre a eliminação na quarta eliminatória da Taça de Portugal frente ao Moreirense (1-2), Vítor Bruno devolveu ao ‘onze’ Diogo Costa, Otávio Ataíde, ausente da competição há praticamente dois meses e meio, Stephen Eustáquio, Galeno e Samu.
O FC Porto quase ficou em sobressalto logo aos 14 segundos, não tivesse o videoárbitro (VAR) actuado para sancionar uma desmarcação em posição ilegal de Kasper Dolberg, que fazia contrastar o início acutilante do Anderlecht com a insegurança ‘azul e branca’.