LIGA EUROPA: Escoceses perderam sempre na Luz, ingleses já viram duas vitórias do Braga
O Benfica soma por vitórias as cinco recessões a equipas escocesas para as taças europeias de futebol, enquanto o Sporting de Braga já ganhou duas vezes em Inglaterra, em vésperas de estreias perante Rangers e Leicester, respetivamente.
Os ‘encarnados’ já superaram na Luz o Celtic, em quatro ocasiões, e o Hearts, uma vez, enquanto os ‘arsenalistas’ venceram em solo inglês o Birmingham e o Wolverhampton e lograram ainda empates com o Bolton e o ‘todo poderoso’ Liverpool.
Para o Benfica, a receção ao Rangers, na quinta-feira, para a terceira jornada do Grupo D da Liga Europa, é a sexta a escoceses e a primeira foi marcante, pois o Heart of Midlothian Foootball Club foi o primeiro clube que as ‘águias’ eliminaram.
Depois da estreia em 1957/58, com um desaire por 3-1 e um empate a zero face ao Sevilha, o Benfica superou o Hearts na primeira ronda da Taça dos Campeões de 1960/61, rumo ao título, com um triunfo por 2-1 em Edimburgo e um 3-0 caseiro.
Em 05 de outubro de 1960, o Benfica selou o apuramento para a segunda ronda com dois golos do ‘capitão’ José Águas (7 e 60 minutos) e um de José Augusto (49), dois jogadores que já haviam faturado na visita à Escócia.
No que respeita aos duelos com o Celtic, eles tiveram um primeiro capítulo hoje impensável: em 1969/70, e depois de um desaire em Glasgow por 3-0, o Benfica venceu na Luz por idêntico resultado, para ser eliminado por moeda ao ar.
Com a presença dos capitães das duas equipas, no balneário dos árbitros, foi uma moeda lançada ao ar pelo holandês Van Ravens que determinou a equipa que seguiu para os quartos de final. Os escoceses chegariam à final, que perderam para o Feyenoord (1-2).
As outras três recepções ao Celtic aconteceram em fases de grupos da ‘Champions’: 3-0 em 2006/07, com golos de Caldwell (própria baliza), Nuno Gomes e Karyaka, 1-0 em 2007/08, selado por Cardozo, e 2-1 em 2012/13, com tentos de Ola John e Garay.
Em resumo, o Benfica contabiliza cinco vitórias, em cinco jogos, com 12 golos marcados e apenas um sofrido, obra do grego Georgios Samaras.
Quanto ao Sporting de Braga, viaja pela 10.ª vez a Inglaterra, para defrontar o Leicester, em encontro da terceira jornada do Grupo G, que lidera a par do ‘onze’ de Brendan Rodgers, à procura de nivelar o saldo entre jogos perdidos e não perdidos.
Os ‘arsenalistas’ foram derrotados nos primeiros três jogos em Inglaterra, face ao West Bromwich (0-1 em 1978/79) e ao Tottenham (0-6 em 1984/85 e 2-3 em 2006/07).
O primeiro resultado positivo aconteceu em 2007/08, com um empate a um em Bolton, na fase de grupos da Taça UEFA, graças a um tento de Jaílson, aos 86 minutos.
Em 2010/11, os ‘arsenalistas’ sofreram nova goleada, perante o Arsenal (0-6), para a ‘Champions’, mas, depois de transitarem para a Liga Europa, lograram um ‘nulo’ face ao Liverpool, em pleno Anfield Road, depois de um 1-0 caseiro, e rumaram aos ‘quartos’.
Na época seguinte, aconteceu a primeira vitória, em jogo da fase de grupos da Liga Europa, realizado em 15 de setembro de 2011: um ‘bis’ de Hélder Barbosa e um golo do brasileiro Lima abateram o Birmingham por 3-1.
Em 2012/13, na derradeira presença na fase de grupos da ‘Champions’, o brasileiro Alan, ainda o melhor marcador dos bracarenses na Europa – com os mesmos 11 golos de Ricardo Horta e Paulinho – ‘bisou’ no mítico Old Trafford, colocando o resultado em 0-2, mas o Manchester United deu a volta (3-2).
Na última visita, a época transata, o Sporting de Braga foi mais feliz, superando o Wolverhampton, de Nuno Espírito Santo, por 1-0, graças a um tento de Ricardo Horta, aos 71 minutos.
No total, o Sporting de Braga soma duas vitórias, dois empates e cinco derrotas em ‘terras de sua majestade’, com nove golos marcados e 21 sofridos.
© Luso-Americano/Agência Lusa