LIGA EUROPA: Jovem dupla de avançados dá vantagem ao Sporting de Braga

Com um golo a abrir e outro a fechar, o Sporting de Braga venceu ontem o Mónaco, por 2-0, na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa de futebol, vantagem que pode ser decisiva na eliminatória.

O primeiro golo surgiu logo aos três minutos, por Abel Ruiz, e o segundo chegou aos 89 minutos, por Vítor Oliveira, que se estreou a marcar nas competições europeias e assinou o 12.º tento na temporada.

Desta vez foi Abel Ruiz (22 anos) o titular, tendo Vítor Oliveira (21) entrado para o seu lugar na segunda parte. A jovem dupla de avançados – e Matheus na baliza – fez a diferença num jogo em que o Mónaco até dominou durante largos períodos, mas não aproveitou as oportunidades que criou.

O Sporting de Braga vinha de dois empates no campeonato português, com o Santa Clara (0-0) e o Boavista (1-1), enquanto o Mónaco, apenas oitavo na Ligue 1, venceu na última jornada, fora, o Marselha, segundo classificado, com um golo do internacional português Gelson Martins, titular na partida de hoje.

Os minhotos entraram muito pressionantes e marcaram muito cedo, com Abel Ruiz a mostrar frieza diante do guarda-redes forasteiro, após um ressalto de bola que nasceu de um remate de muito longe de Rodrigo Gomes.

Pouco depois, Iuri Medeiros esteve muito perto do segundo, mas o guardião alemão do Mónaco, com uma grande defesa impediu-o (7).

A segunda mão realiza-se na próxima quinta-feira, no Principado do Mónaco.