Linha da Beira Alta fecha durante 9 meses

A Linha da Beira Alta vai ficar encerrada à circulação ferroviária a partir de 19 de Abril, por um período estimado de nove meses, no âmbito do plano de modernização, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP).

Segundo a IP, “o encerramento integral torna-se imprescindível face às características técnicas dos trabalhos a realizar ao longo do troço” da linha, que liga Pampilhosa a Vilar Formoso.

Desta forma, garante que, no início de 2023, os utilizadores da Linha da Beira Alta “passarão a dispor de um serviço de transporte ferroviário de maior qualidade, conforto, segurança e ambientalmente sustentável”.

“Por forma a minimizar os impactos negativos decorrentes deste constrangimento, e durante todo o período de interrupção do serviço ferroviário, serão disponibilizados, aos clientes da CP, transportes rodoviários alternativos, que em breve serão detalhados publicamente”, assegura.

Entre os objectivos desta modernização está a “melhoria das condições de mobilidade e acesso dos passageiros, através da remodelação das diversas estações e apeadeiros, incluindo o alteamento, alargamento e o prolongamento de plataformas”.

Actualmente, encontram-se em execução trabalhos de requalificação integral e modernização em cerca de 190 quilómetros da Linha da Beira Alta, divididos por várias empreitadas, estando previsto “um investimento global na ordem dos 500 milhões de euros”.