Linhas do TGV são alvos de sabotagem em França

A companhia ferroviária francesa anunciou esta sexta-feira que algumas linhas do comboio de alta velocidade (TGV) foram incendiadas de noite, classificando o acto como um ataque massivo, a poucas horas da abertura dos Jogos Olímpicos.

“Vários actos maliciosos simultâneos” afectaram as linhas TGV Atlantique, Nord e Est foram ateados fogos criminosos que danificaram” as estruturas.

Como consequência, a circulação dos comboios TGV nestes três eixos está com muitas “perturbações”.”Estamos a desviar alguns comboios para linhas convencionais, mas teremos de eliminar um grande número deles”, indica a companhia ferroviária francesa (SNCF).

O grupo indica que as equipas da SNCF Réseau “já estão no local para fazer o diagnóstico e iniciar as reparações”, mas advertem que a “situação deverá durar pelo menos todo o fim de semana enquanto decorrem as intervenções.

Este ataque ocorre poucas horas antes da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, quando muitas pessoas pretendem deslocarem-se para a capital.

Segundo o primeiro-ministro cessante, Gabriel Attal, os vândalos visaram estrategicamente as principais rotas do norte, leste e oeste em direcção a Paris.

Em declarações aos jornalistas, Attal disse que haverá “consequências enormes”, com “centenas de milhares” de pessoas bloqueadas.

A ministra do Desporto francesa classificou de sabotagem o “ataque massivo” contra a rede ferroviária e disse que autoridades estão a avaliar o impacto nas deslocações e a garantir o transporte das delegações para os locais de competição.
Amélie Oudéa-Castera condenou aqueles que querem “sabotar” os “Jogos dos Atletas”.

“Jogar contra os Jogos é jogar contra a França, contra o seu próprio campo, contra o seu país”, disse, sublinhando que os Jogos Olímpicos 2024 foram “preparados com muito cuidado por várias centenas de milhares de pessoas durante quase 10 anos”.

A presidente da região de Paris, Valérie Pécresse, denunciou o acto como “uma tentativa de desestabilizar a França” num dia tão importante para o seu país.