Lisboa: Inundações, transito condicionado e queda de árvores marcam semana de caos na capital

A chuva intensa que se fez sentir durante a quarta-feira passada em Lisboa, alagou várias ruas da capital congestionando a circulação de peões, transportes e automóveis.

Vídeos compartilhados nas redes sociais Instagram e Tiktok, mostram as consequências do mau tempo, que até ao momento não fez feridos nem desalojados, mas já provocou estragos e deixou ruas conhecidas como a Avenida de Liberdade, com a sua circulação reduzida, ou até impossível.

O Regimento de Bombeiros Sapadores de Lisboa registou, entre a meia noite do mesmo dia e as 16h20, 160 ocorrências devido ao mau tempo, mais de metade relacionadas com inundações e quedas de árvores ocorridas depois do meio dia.

Destes 136 pedidos de ajuda, “108 foram referentes a inundações e sete a quedas de árvores”, afirmou Nuno Marques, oficial de serviço no Regimento de Bombeiros Sapadores de Lisboa, num balanço efectuado perto das 16h30, altura em que ainda se encontravam activas 85 ocorrências na cidade.

As inundações ocorreram “sobretudo em estradas e em habitações, neste caso por problemas nos telhados e falta de limpeza dos algerozes”, explicou.

A chuva intensa provocou inundações na Estrada de Chelas e na Rua das Pretas, na baixa de Lisboa, mas nenhuma via esteve fechada à circulação.

Às 16h30, o trânsito encontrava-se congestionado no túnel da Avenida de Berlim, “devido à altura da água”, disse ainda.

De acordo com Nuno Marques, nestas ocorrências foram empenhados todos os operacionais dos 11 quartéis dos bombeiros sapadores (com exceção da equipa de matérias perigosas) e mais de 40 viaturas.