LONG BRANCH, NJ: Alunos da Escola ‘Lusitânia’ recebidos pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa
No dia 13 de Maio, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu em audiência privada os alunos finalistas do 9.º ano da Escola Lusitânia, do Clube Português de Long Branch (New Jersey). Os jovens de origem portuguesa estiveram em Portugal para participar no Parlamento dos Jovens.
Fundada em 1980, “a Escola Lusitânia é uma referência na ligação da comunidade luso-descendente de Long Branch às suas raízes portuguesas”, pode-se ler no portal da Presidência da República.
“O Presidente assinou e fez a entrega dos diplomas de fim de escolaridade aos alunos do 9.º ano, ou seja, graduaram da escola portuguesa pelas mãos do Presidente da República”, diz Raquel Rosa, mãe de um dos alunos, Afonso Machado.
O momento foi possível graças à intervenção de Maria Amélia Paiva, ex-cônsul-geral de Portugal em Newark e actual assessora diplomática junto do Palácio de Belém.
A delegação dos EUA incluía os alunos Afonso Machado e Lucas Delgado, Raquel Rosa, membro activo da comunidade portuguesa de Long Branch, Lina Guia, encarregada de educação e a professora Lucília Moniz. “Lamentavelmente, a restante representação que esteve em Portugal não conseguiu estar presente”, nota Lucília Moniz, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO, acrescentando: “Afável, sorridente, bem disposto, foi assim que o Presidente da República nos recebeu. Foram entregues alguns presentes e lidas algumas mensagens, nomeadamente uma do superintendente de todas as escolas públicas de Long Branch, Francisco Rodriguez, e uma referente à escola Lusitânia e à fundação do seu Clube – Portuguese Club of Long Branch.”
De acordo com Moniz, Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de contar um pouco da história de Portugal e o quão importante e prestigioso é estudar a língua portuguesa. “Mostrou-se orgulhoso por poder conversar e trocar ideias com os dois jovens luso-americanos que, ao longo de 9 anos, estudaram Português.”
O Presidente da República assinou os diplomas dos alunos que concluíram o 9.º ano de escolaridade: Afonso Machado, Alexa Vieira, Lucas Delgado e Wyslla Novais, e entregou-os, “tornando assim este momento memorável, pois foi a primeira vez na história das escolas comunitárias nos EUA que os alunos finalistas receberam o diploma de graduação assinado e datado pelo Presidente da República Portuguesa.”
Emocionada, Raquel Rosa referiu que “este encontro é o ponto alto de um trabalho árduo de uma comunidade inteira que muito tem dado de si, para que momentos como este possam acontecer.”