LONG ISLAND | ASSOCIAÇÃO ARCUENSE VOLTA A AJUDAR IGREJA DE SANTA MARIA DE GRADE

A Associação Arcuense de Long Island, em colaboração com um grupo de naturais da terra radicados na zona de Ossining, em Westchester, fez chegar uma oferta monetária avaliada em 21,500 dólares para as obras de restauro na igreja de Santa Maria de Grade, em Arcos de Valdevez.

“O montante já foi entregue aos responsáveis pelas obras em Portugal, no princípio do mês de Julho”, garantiu José Fernandes, da Associação Arcuense de Long Island, ao jornal LUSO-AMERICANO.

O donativo foi recolhido durante os últimos meses junto de emigrantes ligados àquela zona do Minho radicados no estado de Nova Iorque. “A igreja levou novo telhado, teve as paredes de fora reforçadas e pintadas, vidros novos, portas arranjadas e pintadas, relógio da torre reparado, pedra lavada, etc.”, explica José Fernandes. “Foram obras de orçamento muito elevado e só possível graças à colaboração e generosidade de todos os que se juntaram a esta campanha.”

A paróquia de Santa Maria de Grade dista cerca de 5 quilómetros da vila de Arcos de Valdevez; a freguesia tem um área total de 4,6 Kms2 e a sua actividade económica é a agricultura, construção civil e pequeno comércio.

O património cultural e edificado de Grade é a sua Igreja Paroquial, as casa da Torre, casa de Faro, casa do Casal, casa do Convento e a Capela de Nossa Senhora da Piedade.

Como gastronomia, em Grade pode-se apreciar o cabrito assado no forno e os rojões à minhota.

Quanto à igreja, é de construção moderna e elegante; orneava-lhe uma torre fronteiriça que foi começada em 1888 e inaugurada a 4 de Maio do ano seguinte.

Na freguesia há apenas uma capela pública, no lugar de Vilela, consagrada à Senhora da Piedade, que, por devoção, era muito visitada a 26 de Julho de cada ano.