LUÍS SEQUEIRA, NOMEADO PARA UM ÓSCAR, AO LUSO-AMERICANO: ❝SE A MINHA MÃE FOSSE VIVA, NÃO CABERIA EM SI DE ORGULHO❞
Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO
O luso-canadiano Luís Sequeira vai acrescentar ao longo currículo mais uma nomeação para um Óscar pela categoria ‘Melhor Guarda-Roupa’, desta feita pelo filme ‘Nightmare Alley’, do realizador Guillermo del Toro. Foi também em colaboração com o cineasta mexicano que Sequeira recebeu a primeira nomeação ao cobiçado prémio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, em 2017, com ‘The Shape of Water’.
“É realmente fantástico conseguir esta segunda nomeação, tenho tido muita sorte por trabalhar com o Guillermo e com uma mão-cheia de grandes actores”, afirma o estilista, em entrevista telefónica, hoje, terça-feira, ao jornal LUSO-AMERICANO, concedida de sua casa em Toronto.
Se for premiado, no habitual discurso de agradecimento “terei uma palavra para os produtores do filme, para o Guillermo del Toro, para a incrível equipa que me ajudou a criar o guarda-roupa, para os meus amigos em Portugal e, certamente, para a minha mãe, que está no céu”, revela.
❝É realmente fantástico conseguir esta segunda nomeação, tenho tido muita sorte por trabalhar com o Guillermo e com uma mão-cheia de grandes actores❞
LUÍS SEQUEIRA, Estilista
Foi a emigrante lisboeta (“apesar de os meus avós serem de Aveiro”) Maria da Cruz Figueira Sequeira, falecida em 2010, quem não apenas o criou, como serviu de inspiração de carreira. “A minha mãe foi modista em Lisboa e, nos anos 1950, fazia vestido de noiva”, nota Luís Sequeira. Já o pai, igualmente falecido, era alentejano.
Sequeira nasceu em Toronto, no Canadá, onde fez o liceu, “mas passávamos os verões em Portugal. Para além de falar português em casa, a minha mãe também me matriculou numa escola comunitária em Toronto.”
Acabado o liceu, e enquanto frequentava uma escola de alta costura, “muito cedo criei a minha própria linha de roupa, a ‘Collective’, e abri uma loja, ‘Parallel’.”
Hoje não lhe sobra tempo para a moda fora do contexto cinematográfico. “Vou em breve para Los Angeles aos Costume Designers Guild Awards, para que também estou nomeado, depois sigo para Londres para os BAFTA e regressou a Hollywood para os Óscares”, afirma.
❝Vou em breve para Los Angeles aos Costume Designers Guild Awards, para que também estou nomeado, depois sigo para Londres para os BAFTA e regressou a Hollywood para os Óscares❞
LUÍS SEQUEIRA, Estilista
Luís Sequeira considera-se um estilista de sorte por ter já trabalhado com um naipe impressionantes de actores, de Cate Blanchette a Toni Collette, passando por Bradley Cooper, William Dafoe, Sally Hawkins, Michael Shannon…
Está presentemente envolvido em novo projecto da Netflix com o profícuo Guillermo del Toro aos comandos – “uma série de 8 filmes muito sucintos intitulada ‘Cabinet of Curiosities’”.
O estilista diz que sabe das nomeações “como todos vocês, através da imprensa”, e que, se a mãe fosse viva, “não caberia em si de orgulho ao saber delas.”