LUÍSA PAIS LOWE NOMEADA CÔNSUL-GERAL DE PORTUGAL EM NOVA IORQUE
Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO
A diplomata Luísa Pais Lowe foi hoje, 6.ª feira, 28, nomeada cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque, substituindo assim Maria de Fátima Mendes – que, tal como o jornal LUSO-AMERICANO já noticiou, está de saída. A nomeação da ministra plenipotenciária de 2.ª classe consta de um despacho publicado hoje, sexta-feira, 28, no Diário da República.
Ainda de acordo com a mesma fonte, “o referido despacho produz efeitos à data de apresentação naquele Consulado-Geral.”
Luís Pais Lowe assumiu, imediatamente antes das suas novas funções, o cargo de Encarregada de Negócios de Portugal na Eslovénia; de 2017 a 2020, contudo, foi Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, período em que trabalhou de perto com os secretários de estado das Comunidades Portuguesas José Luís Carneiro e Berta Nunes.
Luísa Maria Marques Pais dos Santos Lowe ocupou ainda funções como adjunta do Gabinete do Primeiro-Ministro, em 2009, e esteve igualmente como conselheira de embaixada na Embaixada de Portugal em Washington, DC.
A nova cônsul-geral, que tem residência fixa no Estoril, entrou para o Ministério dos Negócios Estrangeiros em 1988 e formou-se em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Está casada com o norte-americano Glyn Lowe.
Note-se que o Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque, depois da saída do embaixador Alexandre de Almeida Fernandes, esteve 8 anos sem alta chefia, até à colocação de Manuela Bairos, que esteve cerca de 3 anos no cargo, sendo substituída por Maria de Fátima Mendes.