Luso American Financial celebra festa do Divino Espírito Santo

O Luso American Fraternity, agora conhecido como Luso American Financial, uma das maiores fraternidades no estado da Califórnia especializada em vender seguros de vida mas que incialmente era apenas direccionada para luso-descendentes, acabou de celebrar a festa do Divino Espírito Santo.

O conselho de Norco-Corona por muitos anos tem sido o único conselho do Luso American Financial a celebrar a visita do seu presidente, que actualmente é Manuel Pimentel, com a ligação do Divino Espírito Santo.

Este ano, a missa foi mudada para o salão do Chino DES, onde durante muitos anos eram confeccionadas as sopas que depois seguiam para Green Acres e Norco. A missa da celebração foi cantada pelo padre Joseph CM Pilotin, de origem filipina, da St. Paul The Apostles Catholic Church, em Chino Hills.

Foi a primeira vez que este padre esteve envolvido numa festa portuguesa. “Gostei de estar envolvido nesta festa, todos são muito simpáticos e hospitaleiros. A comida foi muito boa com belo sabor e foi, sobretudo, uma devoção sobre a fé e como nos tratamos uns aos outros. Também é uma sensibilidade da comunidade e como nos amamos uns aos outros, o bem estar entre nós, seguindo a mesma direcção para o mesmo objectivo, que assim reflete e espelha a vida de Deus”, disse o mesmo.

Austin Bento, presidente do Conselho Norco-Chino, considera que é bom manter esta tradição religiosa pois promove a cultura portuguesa e a fraternidade. Na sua opinião, na comunidade portuguesa “há pessoal que não está directamente envolvida no Luso”, e com esta festa, conhece algo passa a conhecer algo “que nos une”. O mesmo dá o exemplo daquilo que é feito em San Diego com a celebração do Bom Jesus Milagroso.

Manuel Pimentel, actual presidente do Luso American Financial, tornou-se membro quando era mais novo através do seu pai.

Hoje, à frente da fraternidade, considera que não há outra organização que invista tanto, a nível local, para manter a cultura portuguesa.