Luso-americana Andrea Nunes escreveu série de livros infantis “Stella Learns Portuguese”

Andrea nasceu e cresceu em Elizabeth, New Jersey mas é filha de pais portugueses da região da Serra da Estrela. Hoje em dia é mãe de duas meninas e trabalha no ramo dos Recursos Humanos, sendo a directora estratégica de uma grande empresa de gestão.

Segundo contou Andrea, exclusivamente ao jornal LUSO-AMERICANO, escrever sempre fez parte da sua vida, especificamente poesia; durante o ensino secundário foi a altura que se dedicou mais à escrita de poesia e devido a todos os créditos que conseguiu com as aulas de inglês que optou por frequentar, acabou por tirar o “minor” em Inglês na Universidade.

Em 2020 a sua paixão pela escrita tomou outros contornos quando nesse ano tinha uma viagem planeada para visitar os seus avós em Portugal, a Vila Soeiro do Chão, de onde são naturais os seus familiares. Esta seria a viagem onde estes conheceriam a filha mais velha de Andrea pela primeira vez, devido à pandemia os voos foram cancelados e os planos não se realizaram, “estava preocupada que a minha filha não os conhece-se e a toda a minha família em Portugal, nem que experiência-se todas as maravilhas que Portugal tem e com as quais eu cresci”, expressou Andrea. Continuou por explicar, “Escrevi a primeira história “Stella in the Vila” por duas razões, primeiro para a minha filha poder experienciar o que eu vivi na casa dos meus avós através da história e segundo, colocar o dia-a-dia no papel para me ser possível reviver esses momentos especiais para sempre. Foi assim que a série começou”.

Segundo a escritora, os dois primeiros livros [“Stella in the Vila” e “Stella in the Kitchen”] são especialmente dedicados aos seus avós dos dois lados, e o segundo livro “Stella in the Kitchen” é sobre as memórias da autora na casa de uma das suas avós a cozinhar doces tipicamente portugueses. O terceiro e mais recente livro “Stella in the Praia” continua as aventuras da personagem principal, Stella, na praia com um novo conjunto de palavras ligadas ao tema.

Esta série de três histórias é escrita em inglês com palavras em português em cada verso para ajudar na aprendizagem da língua portuguesa, são escritas de forma rítmica e em formato de poesia, o que facilita a memorização das palavras. Para a autora “foram uma forma de disseminar a língua portuguesa e criar um recurso divertido que reflectisse bem a nossa língua e pudesse trazer alguma nostalgia a outros com infâncias e memórias semelhantes sobre as suas famílias e o que é crescer e visitar a família em Portugal. Sabia que apesar de estar a escrever para colocar em papel as minhas memórias especiais, que outros também se poderiam identificar”.

Sobre a divulgação do livro Andrea revelou, “Fiz muita pesquisa sobre qual seria a melhor forma de publicar livros e depois contratei a minha equipa para me ajudarem na materialização deste projecto”. Andrea tratou de todo o processo de comercialização dos livros. Questionada sobre o processo de criar um livro de raiz explicou que a própria escreve as histórias e trabalha directamente com uma ilustradora para criar as personagens e cenários e ainda com um editor para ajudar com a formatização dos livros, a parte mais logística e técnica. Disse ainda, “originalmente as personagens eram baseadas na minha família e algumas ilustrações do primeiro livro eram baseadas em locais da aldeia da minha família. A ilustradora com quem trabalho vive em Portugal, o que ajuda na descrição do que é pretendido para dar vida a história!”.

Os livros são distribuídos através da Amazon, Barnes and Noble e na Europa através da Blackwells que é baseada no Reino Unido. Pode ainda visitar o site online: stellalearnsportuguese.com para aceder ao links directos e poder desfrutar desta leitura deliciosa com os mais pequenos!