Luso-americana de 7 anos, prodígio de arte abstracta
Talia Guastavino tem 7 anos e vive em Ocala, Florida. A mãe de Talia, Claudia Campos Guastavino é natural de Coimbra e emigrou em 2005 para os Estados Unidos, o pai Javier Guastavino é um veterano das forças armadas americanas com descendência uruguaia.
O casal viveu em Kearny, NJ durante 7 anos mas em 2012 mudaram-se para a Flórida, onde nasceram as três filhas do casal. Talia é a irmã mais velha de Rafaella, 5 anos e Isabella, 3 anos.
Quando é que a Talia começou a desenhar e pintar?
“Com 4 anos a Talia descobriu a sua paixão pelo desenho e pela pintura.” Claudia contou que a primeira vez que notou o talento da filha foi ao receberem um envelope de uma amiga em Nova Jérsia com um cartoon e do qual Talia desenhou uma réplica exata.
“O ano passado um grupo de mães envolvidas na comunidade de Ocala”- onde agora reside a familia Guastavino – “criou um evento [Children Bussiness Affair] e eu registei-a para participar e foi ai que um artista local, EJ Nieves, ficou interessado nas peças de arte da minha filha”. Com a participação em eventos locais, todo o dinheiro feito com a venda dos quadros de Talia vai para o seu fundo da faculdade.
Talia frequenta o 1º ano do ensino primário, irá passar para o 2º este ano, e portanto o tempo que dedica à sua arte é aquele que entende, os pais explicaram-nos que não a forçam a pintar porque ainda é uma criança e querem que o continue a ser, a sua arte é uma forma de se expressar e é como gosta de passar muito do seu tempo livre. Para além da arte, pratica ainda Karate onde este mês aumentou de nivel e recebeu um novo cinto.
Acha que as artes plásticas serão o futuro da Talia?
“Ela diz que quando crescer quer ser uma artista profissional e arquitecta, é por isso que também não tentamos forçar nada, para que não perca o gosto pela arte.”, acrescentou Claudia.
A Talia já teve a sua arte exposta numa galeria correto?
“Sim, a primeira exibição do talento da Talia aconteceu no passado dia 25 de Fevereiro na galeria do Sr. EJ Nieves, que gentilmente emprestou o seu espaço para expor os quadros.” Os quadros de Talia são descritos pelos entendidos como representações abstratas da artista sobre as coisas comuns do dia a dia.
Fique atento porque daqui a alguns anos poderá ouvir falar muito desta talentosa luso-americana!