LUSO-AMERICANA NOMEADA DIRECTORA DE UMA DAS MAIORES ESCOLAS PRIMÁRIAS PÚBLICAS DA CIDADE DE ELIZABETH, NJ

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

A luso-americana Diane Matos-Reis, de 32 anos de idade, foi nomeada directora (‘principal’) da Abraham Lincoln School No. 14 – uma das maiores escolas primárias do sistema público de ensino na cidade de Elizabeth, em New Jersey. “A recomendação para a minha nomeação partiu da superintendente de escolas Olga Hugelmeyer e foi aprovada pelo Comité Escolar”, revelou Diane Matos-Reis, em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO.

A Abraham Lincoln School No. 14, localizada no 50 da Grove Street, é uma das maiores escolas primárias públicas em Elizabeth, com cerca de 930 alunos da pré-primária à oitava classe. 93% dos estudantes matriculados provêm de minorias étnicas, com a escola a contar com um corpo docente de 72 professores.

“A Diane já deu provas de ser uma líder nata”, considera a também luso-americana Maria Carvalho, membro do Comité Escolar da cidade de Elizabeth. “Os alunos da escola N.º 14 têm nela uma profissional dedicada e experiente e uma directora com um coração de ouro. Obrigado à sua família por permitir que faça carreira numa escola pública de Elizabeth; não podia estar mais orgulhosa de ter sido parte da decisão que fez com que chegasse a ‘principal’.”

Diane Matos-Reis nasceu em Livingston, NJ, filha de emigrantes da Murtosa e Salreu, distrito de Aveiro. Cresceu em Elizabeth, onde fez da pré-primária à 8.ª classe no sistema público de ensino, completando depois o liceu em Union. Formou-se na área do ensino com um mestrado em Educação pela Kean University, onde também completa agora um doutoramento na mesma área. “Desde muito pequena que sabia que queria ser professora”, conta. “Nunca tive dúvidas quanto à escolha de carreira, e tudo por ter tido professores fantásticos como mentores ao longo de toda a minha vida estudantil, sobretudo em Elizabeth, que incutiram em mim a sua paixão pelo ensino e a dedicação para com os alunos.”

Tinha 20 anos quando começou a leccionar, na Terence C. Reilly No. 7; oito anos depois, passava para a Abraham Lincoln School No. 14, onde há 4 anos chegava a vice-directora. “A transição da sala de aulas para a actividade administrativa, a princípio, foi desafiante, mas, graças ao excelente ambiente de trabalho e ao apoio do então ‘principal’ e de todo o quadro docente, ultrapassei esses obstáculos”, diz. “Afinal, temos todos uma atitude positiva e paixão pelo que fazemos, com uma meta comum: preparar estes cidadãos para o futuro.”

Reconhece igualmente o apoio dos pais e da família, “fundamental para que tivesse feito esta caminhada até aqui. Espero poder continuar a dar o meu melhor, sobretudo na actual conjuntura mundial e de pandemia, que afecta profundamente o ensino.”

A nova directora vai agora poder gozar de um breve período de férias, até que um novo ciclo lectivo arranque, a 13 de Janeiro de 2022.

O envolvimento de Diane Matos-Reis na vida luso-americana em New Jersey também contribui para a pessoa que hoje é, tendo feito os 9 anos de escolaridade da Escola ‘Amadeu Correia’, do PISC, expressando-se com muita naturalidade na língua de Camões. Por outro lado, foi eleita Miss Sport Club Português em 2010.