LUSO-AMERICANA ROSA REBIMBAS ANUNCIA CANDIDATURA A ‘JUDGE OF PROBATE’ NO ESTADO DE CONNECTICUT
Por HENRIQUE MANO | News Editor
A luso-americana Rosa Rebimbas anunciou a sua candidatura ao cargo de ‘Judge of Probate’ no Distrito Eleitoral 21 do Estado de Connecticut, a englobar os municípios de Beacon Falls, Prospect, Middlebury e Naugatuck. Em entrevista ao jornal LUSO-AMERICANO, adiantou contar com o apoio da maioria da cúpula do partido Republicano, esperando assim evitar uma ida às primárias, avançando directamente para as eleições gerais de Novembro.
Rosa Rebimbas é actualmente deputada estadual e representa em Hartford, a capital do estado de Connecticut, o Distrito Eleitoral 70 na câmara baixa da Assembleia Legislativa; advogada de profissão com escritórios em Naugatuck, começou carreira política ao ser eleita em 2009 pelo partido republicano para o referido cargo, de que desiste para concorrer a juíza.
“Resolvi concorrer porque o actual ocupante do cargo tem sérios problemas com a justiça e também por achar que, nesta altura da vida, em que tenho duas filhas, preciso de mais tempo para dedicar à família e de estar mais perto de casa”, afirma Rosa Rebimbas. “Por outro lado, poderei continuar a exercer a minha profissão de advogada e manter aberto o meu escritório.”
O cargo de ‘judge of probate’, que implica mandatos de 4 anos, é o único posto de juiz para o qual se pode concorrer no estado de Connecticut – ao contrário dos restantes, sujeitos a nomeações.
Para além do apoio já demonstrado pelos dirigentes republicanos acima mencionados, a candidata luso-descendente conta ainda com o aval dos senadores estaduais Eric Bethel e Rob Sampson e dos deputados Lezlye Zupkus, Nicole Klarides-Ditria e Bill Pizzuto.
Como legisladora, está ligada a três comités da Câmara dos Representantes estaduais: ‘Public Safety and Security’, ‘General Law’ e ‘Childrens’ – para além de ser líder-adjunta da minoria.
Paralelamente, é presidente do braço em Waterbury da organização Habitat for Humanity, que garante habitação às camadas mais vulneráveis da sociedade.
Possui uma licenciatura em Ciências Políticas pela Fairfield University e um doutoramento em Direito pela S.J. Quinney College of Law da University of Utah.
É filha dos emigrantes Francisco e Maria Rosa Rebimbas, naturais respectivamente de Pardelhas (Murtosa) e Salreu (Estarreja), no distrito de Aveiro.