Luso-americana Tanya Basilio escreveu livro infantil com história baseada em Portugal para o Dia dos Namorados
Tanya Basilio nasceu e cresceu em New Jersey. E com o lançamento deste livro diz estar finalmente a realizar um sonho antigo de escrever livros infantis. Sempre teve uma aptidão para as artes, sendo que era uma das suas disciplinas favoritas na escola, a arte tornou-se um dos seus passatempos favoritos. Estudou Design de Interiores e História da Arte no ensino secundário e na Universidade.
Presentemente a motivação para tentar concretizar um sonho antigo surgiu pela influência do seu filho, com quem todas as noites lê histórias infantis e por isso fez todo o sentido escrever um livro que lhe possa ler. Numa conversa informal Tanya respondeu a algumas questões:
De onde são as suas origens familiares em Portugal?
Os meus pais e família são Portugueses do concelho de Torres Vedras. A minha mãe é de Cambelas e o meu pai da Silveira. Ambos perto da costa de Ericeira e Santa Cruz.
Quando é que começou a escrever?
Sempre adorei escrever, principalmente na escola nas aulas de história e literatura. Aos 19 anos comecei a ler e a escrever poesia. Era inspirada por Fernando Pessoa e Florbela Espanca e outros poetas como E.E Cummings e Emily Dickinson. Também desenhava e pintava muito. Sempre fui apaixonada por essas duas formas de arte. O meu sonho sempre foi escrever um livro para crianças. Finalmente aos 41 anos, depois de ler muitos livros ao meu filho de 3 anos é que decidi escrever o meu primeiro livro.
Onde surgiu a ideia para este livro?
Inspiração para este livro vem das minhas memórias de infância e tempos passados em Portugal. O campo, a natureza, etc. Eu adorava os coelhos criados pelos meus avós. Brincava com eles e ficava cheia de borbulhas porque era alérgica ao pêlo. Sempre me lembro da generosidade das pessoas quando ofereciam frutos, vegetais, um bolo ou um café aos vizinhos. Vida simples e bonita. Esses mesmos gestos são representados nas imagens e na história deste livro.
Porque é que esta história foi a ideal para lançar como primeiro livro?
Durante a pandemia comecei a trabalhar de casa e nos tempos livres explorava e pesquisava na internet como devia de criar um livro para crianças. E graças ao YouTube e algumas aulas online, consegui o processo sozinha. Descobri que através do Amazon Kindle Direct Publishing conseguia publicar o meu livro. E assim foi. Em Novembro de 2022 eu defini uma meta para criar e publicar um livro até Fevereiro de 2023. Pensei num feriado querido, amoroso e um que as crianças também adoram (além do natal) e daí sugeriu a ideia do Valentine’s Day.
E ilustrou também o livro, porque é que tomou essa decisão? Tem um amor igual pela ilustração como pela escrita?
Eu adoro desenhar e sempre achei que tinha um talento que eu precisava de explorar mais. Mas há muito tempo que não desenhava caricaturas apropriadas para livros infantis. Como esta foi a minha primeira experiência, decidi procurar ilustradores que tivessem imagens do estilo que eu sempre gostei em criança. Portanto, as imagens são fornecidas por vários artistas através dum site chamado Canva em que me permitem usar imagens diferentes para o conteúdo do meu livro. Cada imagem, seja uma árvore ou um coelho, as flores etc. tem um criador diferente. Todas elas sendo cuidadosamente seleccionadas por mim para representar esta história. No fim combino as imagens e crio uma cena para cada página e cada parte do livro. Assim finalizo o design do livro.
Próximos projectos?
De momento estou a escrever um segundo livro de crianças que fará parte desta série actual. Será escrito, editado e ilustrado por mim. Terá também versão portuguesa e irá estar disponível para venda em Portugal e outros países. Espero que esteja pronto para ser publicado em Abril ou Maio.
Onde podemos encontrar o seu livro e onde podemos seguir o trabalho e novos lançamentos?
“A Valentines Day Letter For Fred” encontra-se na Amazon (https://www.amazon.com/Valentines-Day- Letter-FredFriendship/dp/ B0BS92T43B) e do momento está a venda somente nos EUA e no Reino Unido.