LONG BRACH, NJ | Luso-americano Dominick Saldida toma posse dia 1 de Dezembro como director de segurança pública em Long Branch
Dominick Saldida vai ser o novo director de segurança pública na cidade de Long branch, depois de ter desempenhado o mesmo cargo em Dover e East Orange. Anteriormente Saldida teve uma carreira de 26 anos no departamento de Polícia em Newark, onde teve sempre uma predominância em crescendo.
Saldida é um nome que dispensa apresentações. 26 anos de serviço no departamento de polícia de Newark onde através de um trabalho exemplar atingiu o posto de ‘Deputy Chief”, foi também um dos fundadores do Portuguese American Police Association (PAPA).
Nascido em Newark filho de imigrantes portugueses Ílhavo, o pai e a mãe da Murtosa, recebeu desde cedo os valores e a educação que considera fundamentais “os meus pais eram trabalhadores comuns, o meu pai trabalhou na indústria química na Doremus Ave., e a minha mãe era operadora têxtil”.
Lealdade e respeito são valores que mantem e que continua a usar no seu dia a dia, já que considera que são esses valores que “valorizam como profissionais, que nos fazem entender o ambiente que nos rodeia”.
Depois de Newark, Dover e East Orange, Saldida chega a Long Branch determinado a trabalhar de acordo com as necessidades da comunidade, onde a presença portuguesa é notória.
As autoridades municipais de Long Branch apresentaram Saldida como um profissional com mais de 30 anos de experiência na área de segurança pública desenvolvendo planos e procedimentos de polícia, bombeiros e gestão de emergência.
Saldida fala espanhol e português, o que se tornou um grupo demográfico considerável na cidade. O presidente do conselho, Mário Vieira, o primeiro membro do conselho de língua portuguesa da cidade, disse em uma declaração preparada que Saldida “vai chegar à comunidade e trabalhar com diversos grupos”.
A cidade optou por reinstalar o cargo de director de segurança pública seguindo a orientação de uma auditoria do departamento de polícia. A decisão teve alguma controvérsia, já que o chefe de polícia Jason Roebuck disse que a auditoria tinha muitas falhas.
Long Branch teve um director de segurança pública de 1979 a 2017. Roebuck, que ingressou no departamento em 1995, exerceu essa função de 2013 a 2017, quando a cidade decidiu acabar com a posição. Roebuck foi nomeado chefe de polícia durante a antiga administração da cidade.
Roebuck deverá permanecer como chefe de polícia e comandará as operações diárias do departamento.
As autoridades municipais disseram que o objectivo, conforme descrito na auditoria, é melhorar a eficiência, economizar dinheiro e gerir melhor todos os serviços municipais, incluindo polícia, bombeiros e o departamento de Emergência.