LUSO-AMERICANO HOMENAGEADO EM CERIMÓNIA DE GRADUAÇÃO POLICIAL
Por HENRIQUE MANO | News Editor | Newark, NJ
O novo agente de autoridade de origem portuguesa Steven de Jesus, de 34 anos de idade, começa a sua carreira profissional a receber um prémio de excelência e liderança. Na cerimónia de graduação da “Class 22-2” da Essex County Police Academy (que constitui a turma de recrutas 131 da Polícia de Newark), o polícia luso-descendente recebeu o “Instructor Award” das mãos do sargento Edward Santiago.
Na cerimónia, que decorreu com pompa e circunstância na Sé Catedral de Newark, marcaram presença o Presidente da Câmara de Newark, “mayor” Ras J. Baraka, o director de Segurança Pública Fritz Fragé, o chefe da Polícia de Newark Emanuel Miranda, a senadora estadual Teresa Ruiz, o vereador Michael Silva e outras entidades.
O “Instructor Award” foi um de apenas 6 prémios atribuídos à turma de 55 novos agentes agora ao serviço da Polícia de Newark, dos quais cinco são de origem portuguesa.
“Este prémio significa tudo para mim”, afirma o agente Steven de Jesus, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO, prestadas logo a seguir à cerimónia de graduação. “Representa o facto de ter feito o meu trabalho como líder da nossa turma de recrutas, seguindo todas as directrizes de liderança dos meus instrutores.”
Steven de Jesus nasceu em Newark, no estado de New Jersey, filho dos emigrantes portugueses Adélia e João de Jesus, de Carvalheira, no distrito de Aveiro, e Praia de Mira.
Confessa que “desde miúdo que queria ser polícia. Sempre o quis”, nota, “e isto hoje é a realização de um sonho profissional para mim de longa data.”
O novo agente, que fez a escola secundária no Liceu “East Side”, no Ironbound, tem todas as ferramentas para singrar nesta que é uma carreira de alto risco e tornar-se líder no maior departamento de Polícia do Estado de New Jersey.